TEMPO DE PRESENTE

TEMPO DE PRESENTE

Influenciado por um e-mail que me enviaram fiz umas reflexões sobre o tempo. Não há presente mais valioso do que um tanto de tempo gasto com outrem, pois tempo não se recupera.

Pode-se dar um maravilhoso presente, relógio Rolex ou de camelô para marcar o tempo, dependendo do poder aquisitivo do presenteador, o valor proporcional para o rico ou para o menos favorecido. Quem dá pode recuperar estes valores mais a frente, talvez até com um presente do presenteado, mas o tempo despendido em companhia do amigo não pode, foi dado para sempre, não há como acrescer este tempo nas nossas vidas posteriormente. Por isso escolha bem com quem vai gastá-lo.

A bíblia diz: se um amigo lhe pede para andar uma milha com ele, ande duas. Isto é tempo na sua forma mais pura.

Às vezes o "tempo presente" não se conta por horas corridas em companhia, mas pelo tempo despendido em outras formas:

No aniversário de meu filho amigos e sobrinhos vieram, trouxeram lembranças para ele, mas para mim o que valeu foi o tempo gasto com a gente, o bom papo, a garrafa de vinho bebida numa noite fria, tempo em sua forma líquida. Quanto tempo uma garrafa de vinho leva para amadurecer?

Ganhei vasos de orquídeas de orquidófilos amadores, um bom vaso leva tempo para se formar 4, 5 anos, tempo empenhado. Obrigado amigos.

Presente de minha mãe e tias, blusas feitas de tricô a mão, pés de moleque feito por um tio, que sabia eu ser um apreciador a visitá-lo, me preparou uma surpresa.

Semanas de férias, abusando da hospitalidade em uma fazenda, tempo bem proveitoso. Grande presente.

Ganhei uma árvore bordada a mão da genealogia da família, contendo no galho referente aos meus, passarinhos, em homenagem a esta minha paixão, tempo enorme gasto com capricho.

Recebi uma carta escrita de trás para frente, uma alusão à minha amolação de que certa pessoa não respeitava as regras e receitas. Depois me disse que levou um tempão para terminá-la, tempo para fazer graça.

Tempo gasto para ler esta reflexão e comentá-la, tempo que o autor agradece.

Meus antigos diziam, não me traga rosas no meu enterro, venham dar-me o seu tempo enquanto estou aqui.

Mas se o presente não é de qualidade, conforme-se, logo vira passado.

Defranco

Defranco
Enviado por Defranco em 05/06/2011
Reeditado em 11/07/2018
Código do texto: T3016130
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.