Anjos da Vida...minha solidariedade aos bombeiros

Anjos da Vida
Jorge Linhaça

Existem coisas neste nosso Brasil que causam vergonha...

Tempos atrás, aqui, no estado de São Paulo foi o confronto entre polícia civil e militar quando os primeiros reinvindicavam melhores salários.
"Hoje" caso semelhante ocorre no Rio de Janeiro...400 bombeiros instalaram-se ( "tomaram") um dos quartéis da corporação como forma de manifestar o seu desejo de receberem um salário digno para aqueles que , colocando a própria vida em risco , são responsáveis por salvar milhares de outras, seja como guarda-vidas ou soldados do fogo.
Dizer que os bombeiros invadiram um quartel chega a ser um paradoxo, afinal os quartéis são para que eles estejam lá.

A vergonhosa proposta de reajuste dada pelo governo, de 1% de aumento ao mês até 2014 ( " coincidentemente" ) o ano da copa, só foi menos vergonhosa do que a ação da Polícia Militar ao invadir o reduto dos aquartelados que ali estavam pacificamente fazendo suas reinvidicações, as imagens mostraram integrantes do pelotão de choque ( sempre há um ou outro despreparado em qualquer corporação) espirrando gás de pimenta em manifestantes que estavam apenas sentados, sem esboçar qualquer reação.

Vergonha ainda maior é prender os bombeiros acusando-os de vandalismo, quando na verdade o vandalismo foi feito justamente pela polícia de choque que forçou a entrada no quartel.

Agora ameaçam processá-los nos rigores da lei militar e civil.

Nunca é pouco lembrar que o treinamento dos bombeiros e guarda vidas é um treinamento árduo e contínuo, aqui em São Paulo esles são parte da Polícia Militar e são escolhidos a dedo e após testes dificílimos para integrar os soldados do fogo.

Passam primeiro pelo concurso para a PM e depois por uma seleção rigorosa para abraçarem a função de salvar vidas.

Chama-me a atenção também que, quando policiais corruptos ou "criminosos de farda" são presos, não existe um mobilização da população em apoio aos mesmos. Bom sinal.

Sinal de que o povo, ainda que considerado pelos políticos, governantes e parte da mídia, como um bando de alienados, sabe sim distinguir o bom dom mal e o crime da reinvidicação de direitos e dignidade.
É uma pena que o senhor governador Sérgio Cabral não saiba fazer essa distinção.

Desculpe, senhor governador, mas vandalismo é propor 1% de aumento a uma classe que quer apenas e tão somente um salário digno.

Quando as "tragédias naturais" se abtem ( cada vez com mais frequencia ) sobre o Estado do Rio de Janeiro e a Cidade Maravilhosa, são esses "vândalos e bandidos" que "viram" noites e noites de trabalho, prestando socorro às vítimas, enquanto que o senhor permanece negociando em seu gabinete com ar condicionado, protegido das intempéries e sem sequer sujar seus sapatos.

Seria muito bom que os políticos deste país afora, se lembrassem de que são servidores públicos e não os donos da vida de seus cidadões.
Administrar um município, estado ou nação não é apenas lidar com altas somas de dinheiro e enfeitar as localidades com bonitos projetos. Administrar é principalmente ser um gestor focado nas necessidades da população.

Copa do Mundo e Olímpiadas são muito bonitos, podem atraír grandes investimentos e até mesmo benefícios para a população.
O que não podemos, nesses casos, é "privilegiar " certos setores ou locais em detrimento de outros.

O que acontece históricamente é que, aqueles que possuem informações privilegiadas ou "trânsito livre" dentro dos órgãos públicos, acabam sendo favorecidos inclusive pela exploração imobiliária e prestação de serviços em torno desses eventos.

Já houve casos de bairros esquecidos na periferia de cidades grandes e de médio porte, praticamente desabitados até então, e cujos terrenos pertenciam, em sua maioria, a prefeitos eleitos, terem, "milagrosamente", após anos de descaso, sido pavimentados e recebido toda a infra-estrutura de saneamento e outros investimentos de modo que tais locais multiplicaram seu valor de mercado.

Então, senhores governantes de todo este imenso país, hajam com maior transparência e honestidade, preocupem-se mais com a população do que com o engordar de suas contas bancárias.

E você, caro eleitor, guarde na memória toda a informação possível ao longo dos anos sobre a efetiva atuação dos seus gestores.
Nas próximas eleições isso por certo fará diferença na hora de depositar seus votos nas urnas.

Aos valorosos bombeiros do Rio de Janeiro e aos de todo o Páis e de todo o mundo, os meus maiores respeitos, pois, como diz o lema escrito em um quartel aqui em São Paulo, lá na capital:

"Quem não vive para servir, não serve para viver "

A você, meu amigo carioca, vamos tingir a cidade de vermelho, com panos e bandeiras estirados nas janelas, nas antenas dos carros, motos, bicicletas ou mesmo uma fitinha vermelha amarrada no braço.

Podíamos também , copiando a Pátria Mãe, quiçá distribuir cravos vermelhos em volta dos quartéis.

Tudo pacificamente , é claro...deixemos a truculência para aqueles que não conhecem outra linguagem.

atenciosamente
Jorge Linhaça



Arandú, 8 de junho de 2011
11:56