A Rêmora e o Comensalismo Político

Rêmora é uma espécie de peixe que gruda no corpo dos tubarões e se alimenta dos restos deixados por ele, inclusive nos dentes. É uma relação de comensalismo.

Comensalismo é a associação entre seres de espécies diferentes, na qual, um deles se alimenta dos restos deixados pelo outro, havendo lucro para um, sem prejuízo para o outro. Neste caso a espécie beneficiada é o comensal.

É o que acontece entre políticos e a MAIORIA de líderes comunitários, cabos eleitorais, sindicalistas, entre tantas outras pessoas que se dizem estar lutando por um País mais justo e igualitário e na verdade estão é obtendo lucros pelos serviços prestados. A estes não se pode dar o nome de revolucionários, ativistas nem defensores dos direitos humanos. As ONGs que se beneficiam de políticos também são classificadas nessas espécies.

Pessoas que se ligam a um determinado assunto simplesmente porque estão dando satisfação a seus egos ou porque querem ou necessitam demonstrar a sociedade que estão lutando por justiça e igualdade social.

O momento que estamos vivendo está pedindo por ações concretas, por respostas contundentes às atitudes dos governantes e não por papinhos de mesas nem por inúmeras digitações sobre esta ou aquela matéria sem que sequer seja movido algo que realmente venha surtir efeitos positivos.

As rêmoras políticas ou são muito inocentes e estão sendo manipuladas, ou por outro lado, são realmente aproveitadores que em nome da lei e da ordem estão se alimentando de restos de políticos que mamam nas tetas do Erário Público.

O momento não é de autopromoção em que pessoas se aproveitam da situação e ficam escrevendo incansavelmente sobre um assunto relevante e que encontra-se em moda para assim aparecerem como pessoas que lutam pelos direitos humanos e que desejam um país mais justo e igualitário.

Sem essa de autopromoção, é hora da cair na real, sem papo de sentar à mesa com esses canalhas, vejam os assassinatos no campo, no Pará. Isto é realidade, não é um texto escrito por A ou B. É preciso dar uma resposta a esses exploradores e assassinos à altura. É necessário que haja baixa da parte deles também, para só então haver equilíbrio entre fazendeiros exploradores assassinos e agricultores defensores da flora e da fauna. Esperar por medidas de segurança e justiça por parte dos governantes não vai resolver nada, pois a vantagem sempre ficará com os mais fortes economicamente.

Chega de sermos tão enganados, explorados por uma nova ordem econômica e subestimados por governantes, latifundiários, empresários exploradores e alienadores de mentes humanas. Se os PODEROSOS querem guerra que seja decretada guerra e nunca submissão, mesmo que essa guerra não seja bélica, que seja transparente e com duras respostas. Pode-se fazer revolução até através do silêncio e da abstenção.

J Vidal el Che
Enviado por J Vidal el Che em 09/06/2011
Código do texto: T3023635
Classificação de conteúdo: seguro