Carência e egoísmo

Sempre que amigos se encontram trocam opiniões para ver se houve mudança na personalidade de cada um. Uma amiga levantou uma dúvida se seriam as pessoas carentes mais egoístas que as demais. Bater na mesma tecla me causa enfado.

Lá vamos nós com o egoísmo de novo. Para começar, carência tem um sentido muito amplo e aparece em circunstâncias diferentes. Uma pessoa pode ser carente no serviço, entre amigos, e não ser assim em família. Digo mais: pode ser causada por atitudes da família, mas só se manifesta na escola, como agressão a colegas ou professores. Vai daí não tem como classificar o egoísta como carente, até porque uma criança que é criada rodeada de amor, mas sem precisar dividir esse amor com primos ou irmãos será, sem querer, uma pessoa egoísta. Não desenvolveu desde pequena a solidariedade que não cai do céu, mas é puro aprendizado. Os homens são mais egoístas pelo mesmo motivo. Quando crianças eles são ou não o dono da bola ou do carrinho. A menina divide a boneca para brincar de casinha com as amiguinhas ou brinca de roda que é em grupo e a educação acaba ficando diferente. Quanto a não perceber o que se passa com o ser humano ao lado tem algo a ver com o egoísmo apenas e não carência.

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 09/06/2011
Código do texto: T3024828