BOI VIRA-LATA!

Neste último domingo, vindo do clube com meu filho mais novo, deparei com uma cena que além de hilária, muito pouco casual numa cidade grande, como belo Horizonte.

Era muito comum, nos tempos idos de minha meninice, observarmos os cachorros virando as latas de lixo. Naquela época o lixo caseiro era depositado em latas que eram recolhidas pelos lixeiros, virados nas carrocerias dos caminhões coletores e as latas devolvidas às calçadas. De tanto os cães virarem as latas, aqueles transeuntes das ruas, passaram ser conhecidos como cães vira-latas.

Atualmente, este apelido perdeu o sentido, pois, agora o lixo é depositado em sacos plásticos para o desespero do meio ambiente.

Mas, vindo eu e meu filho a caminhar e a saudar e brincar com as pessoas que moram nesse intervalo,minha casa/clube, vimos algumas pessoas correndo e gritando:

_ Corram! Corram! Boi bravo!

Que, que fiz eu? Puxei meu garoto para dentro de um bar e nos abrigamos - ainda bem que havia um bar no meio do caminho para me salvar e me ajudar a criar uma nova crônica.

Para deixar que o susto passasse, pedi uma cerveja e fui conversando coma alguns conhecidos, que no bar estavam.

_ Aquele boi, sempre apronta isso quando não o deixam revirar o lixo daquela rua.. Falou Mundico.

_ Pois é, agora, até boi é vira-lata! Disse Gumercindo.

Aí então, perguntei-lhes:

_ Mas quase não se vê lixo sendo depositado em latas mais, quem teve essa boa idéia?

_ Logo ali há um laboratório que fabrica e vende remédios para todo o Brasil. Laboratório renomado! Disse o dono do boteco.

_ Mas o que tem a ver com o boi? Perguntei então>

_ Há um produto, que a fábrica utiliza vem em latas de 20 litros e após seu uso, os funcionários depositam-nas na calçada para que catadores as apanhem e as revendam. Pedrinho comentou.

_ O produto que é embalado nessa lata, o gado adora; eles fazem até fila para poderem lambê-la. Mundico emendou.

Nesta região da Pampulha, em virtude de muita arborização, aqui se refugiam muitos animais silvestres que estão perdendo seu habitat natural, devido ao grande desmatamento e especulação imobiliária em suas regiões de origem, como capivaras, gaviões, garças, tiús, micos ... Mas, boi vira-lata ... foi novidade para mim.