BOTAR A BOCA NO TROMBONE

BOTAR A BOCA NO TROMBONE

Fazer coleção de alguma coisa é mania de muitas pessoas. Tem gente que coleciona caixinhas de fósforos, canetas, sabonetes e xampus de hotéis, tampinhas de latas, bichos de pelúcia, recortes de jornais, postais e eu coleciono expressões populares, nomes próprios incomuns, provérbios e frases pronunciadas que não conhecemos o seu verdadeiro sentido.

É divertido, é lúdico, é bom para a memória e não deixa de ter um sentido didático, despertando a curiosidade e a surpresa com a descoberta de tantas expressões que usamos no dia – a-- dia e nunca paramos para pensar de onde elas surgiram.

“Viver é ter curiosidade“. Frase dita pelo paisagista Burle Marx, criatura que viveu cada minuto da sua vida voltada para a curiosidade.

Conforme o dito popular “Quem não tem o que fazer procura”, literalmente, foi o que fiz.

Não foi fácil, mas encontrei. Deixei de me sentir “uma mala sem alça’. Ao acordar e não ter o compromisso de sair para o trabalho ficava em casa a “Andar feito barata tonta”; não sabia se fa zia algo em casa mesmo, se ia ao shopping, ao supermercado, enfim, foi uma época difícil de adaptação à nova vida. No começo, pensei: a vida de aposentada, livre das rotinas de trabalho, deve ser uma maravilha!.f “Vou ficar solta na buraqueira”, encontrar os amigos “para encher lingüiça”. Quando percebi que “estava batendo na mesma tecla”, resolvi então “arregaçar as mangas” e “por a mão na massa”.

Nestas poucas linhas, usei várias expressões populares que falamos no dia- a – dia e não sabemos por que as usamos e de onde se originaram. Foi aí “ que achei o que procurava”. ”Agarrei com unhas e dentes” o assunto e comecei a pesquisar o significado de cada verbete, de cada expressão popular, a sua origem, sua história, sua lenda.

Para a clareza do objetivo desta diversão foi necessário começar pela definição da palavra provérbio encontrada nos dicionários.

Provérbio é uma designação genérica dos ditos populares cristalizados, que em geral, em uma frase curta, exprimem metaforicamente, uma verdade ou resume uma experiência. Tem por sinônimos, adágio, rifão ou refrão, ditado, anexim. (Enciclopédia Delta Larousse).

Por serem ditos populares, são considerados a “voz do povo”, complementado pelo provérbio muito comum:” A voz do povo é a voz de Deus”.

O significado desses provérbios ou ditos populares se restringe à sabedoria popular e pode ter argumentações diferentes, de acordo com a cultura e peculiaridades de cada povo, seja pela região, profissão ou outro tipo de afinidade.

Os ditos populares não têm nenhuma comprovação científica, não possuem autoria, nem data de sua ocorrência.

O fato é que esses ditos populares passam de uma geração para outra, ligando histórias do passado ao presente. É interessante observar que na sua grande maioria têm a função comparativa com animais, com o corpo humano, modo de agir, modo de pensar. Decidi “Botar a Boca no Trombone”, Pôr os Pingos nos iis”e”ficar de “Conversa Mole Pra Boi Dormir”e ser mais uma curiosa nesse assunto.

Setembro/ 2007

GSpínola

GSpinola
Enviado por GSpinola em 12/06/2011
Código do texto: T3030691