A IMPRENSA

CRÍTICA A IMPRENSA

Sempre ouvi e li dos grandes formadores de opinião do mundo que a imprensa tem poder! Assim sendo Ela é responsável pelos grandes problemas que assolam seus países. Aqui no Brasil só para citar alguns (Fernando Henrique Cardoso, Jo Soares, Alexandre Garcia, Boris Casoy, Gilberto Gil, Marília Gabriela...) pensam assim, portanto, o papel da imprensa é fundamental para as questões de cunho maior, como tais, saúde, segurança, educação, infra-estrutura, entre outras. Cabe a Ela investigar, informar, denunciar, apurar e não ter medo de errar ao opinar e sugerir.

É a IMPRENSA que tem o papel de fiscalizar os grandes orçamentos, as grandes obras e o dinheiro de tantos impostos. Dinheiro esse, que poucos seres conseguem dimensionar a quantia e a sua representatividade.

A política e a IMPRENSA são linhas tênues para a construção da cultura e democracia de uma nação. Os dois cuidam dos bens materiais e mentais de um povo e por escolherem esse caminho são obrigados a prestar contas por serviços e deixarem o livre acesso a seus meios. Por lidarem com muito dinheiro e porque os donos da grande mídia têm em seus quadros também políticos, podemos imaginar que seus interesses são uma teia fechada ao ponto de a liberdade que a imprensa tanto fala ficarem implícita e como os populares não tem estudo suficiente para o conhecimento dos fatos fica a mercê do que eles decidem divulgar.

Se não vejamos: eles me deixariam pesquisar na rua e perguntar: Quem tem um numero telefônico de um jornalista ou de um político? Teria algum órgão de imprensa à coragem de entrevistar um simples e humilde observador popular que lê, escreve, estuda, sabe ouvir, mas, que não tem meios para debater e formar outras opiniões? Não é revolução, é estado democrático de direito. Nós temos o direito de saber para onde vai cada centavo que nos é surrupiado de nossos bolsos, centavo esse conquistado com tanto suor.

Cabe a imprensa ser livre e acessível e aos políticos serem banidos do meio de quem faz a coisa certa, quando fizerem errado. Para isso, existem os tribunais. Não se esquecendo que quem paga o salário de um Juiz é o povo para que estes defendam-os e respeite suas opiniões e leis populares.

Fica aqui o meu apelo, quando a IMPRENSA quer, ela pode, pois é o nosso quarto PODER.

Severo Loppes

13/02/2011