PIOR QUE PRESIDENTA...

Ela queria ser tratada como Presidenta e não Presidente, um direito que lhe assiste. Criou-se uma celeuma gratuita, inútil . Vergonhosa, porque atesta o despreparo da grande maioria dos professores da língua portuguesa neste país! E aí pipocaram as famigeradas mensagens via e-mail. (Não aguento mais receber esta mensagem!!!) Sempre com uma pitada de sarcasmo. De impiedade ! Um atestado de desinformação do povo brasileiro. Podem até falar fluentemente o inglês, o francês, o italiano, o alemão, o mandarim! Mas, sua língua materna... Seria tão simples se os desavisados procurassem ao menos pesquisar, informar-se antes de repassar estas mensagens INÚTEIS para frente! Apenas a título de sugestão aos que ainda têm dúvida: consultem Evanildo Bechara, um dos maiores especialistas da língua portuguesa. Doutor em letras e autor de dezenas de livros. Ele admite as duas formas. Ou então, consultem o Dicionário do Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Pior que PresidentA - indiscutivelmente correto - é ouvir frequentemente, na televisão, nos noticiários, nas igrejas, nas escolas, na rua : vamos estar divulgando um congresso, vamos estar conversando isto...Vamos estar orando por aquilo(espero que seja pelo progresso da educação no Brasil!) Ou pior: ele tinha chego—Jesus, Maria, José , que língua é esta? Ou ainda: viemos aqui hoje, -- esta ouço todos os dias.... dá para criticar a PresidentA? Neste particular, NÃO!

Benvinda Palma

Interessante interação da amiga, escritora e professora de português, Dalva Molina. Obrigada Dalva, sua sábia observação enriqueceu o meu texto! Quem sabe, sabe! Não foge ao assunto! Nossa, "Fazem dez dias" ,,, é o pior de todos!

Pois é, Benvinda, o gerundismo dos falantes produzidos por cursos de telemarketing é prova substancial de que o modismo impera em nosso país e de que muitas pessoas falam sem raciocinar sobre as mensagens que emitem. Repetem mecanicamente o que lhes ensinaram e não percebem as diferenças entre uma língua e outra. Acataram as instruções sem analisá-las."Vou estar informando..." contém um excesso desnecessário de verbos, os quais poderiam ser substituídos por "informarei" que Presidenta é forma correta, queiram ou não. E "eu tinha chego" só empata com "fazem tantos dias que cheguei..." Seu texto é excelente! Abraço, querida!

Bemtevi
Enviado por Bemtevi em 14/06/2011
Reeditado em 18/06/2011
Código do texto: T3033525
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.