AS ROSAS DA VIDA.

As rosas da vida.

Sempre fui um buscador de respostas e até hoje continuava sem para grande parte das perguntas, e devo reconhecer também que poxa, eu sempre estava querendo saber demais.

Lembro de quando menino fazer algumas perguntas que tinha como resposta sempre, “aí você já quer saber demais, né?”. Nunca consegui descobrir se era mesmo porque eu estava querendo saber demais, se as outras pessoas é que não sabiam a resposta, ou tinham má vontade para me responder ou explicar. Hoje posso dizer que tenho quase certeza de que é porque sabiam de que um dia, e a cada dia, aprenderia a respostas, uma por uma. E tem uma em especial, que parece ter conseguido só agora, ao iniciar este texto.

Perguntei a minha mãe, irmã, parentes, amigos, namoradas, porque as rosas têm espinhos. Sempre ouvi dizer que porque faziam parte de sua natureza. Só um velho tio me disse certa vez, que as rosas eram da vida, eram a vida, e saiu caminhando.

De vez em quando, quando jovem roubava uma rosa em algum jardim para uma namorada e espetava o dedo, lembrava de sua sentença. Lembrava, mas não entendia, e sempre achei que ele queria dizer que os espinhos eram a arma de defesa que elas tinham para que não fossem podadas ou arrancadas das roseiras floridas.

Mas agora me dei conta do real significado de tudo. As rosas são da vida, são a vida, porque para conquistá-las precisamos saber aceitar com a mesma boa vontade, seu perfume e seus espinhos. De que se quisermos ter seu perfume, precisamos vencer seus espinhos, de que para merecer sua beleza, precisamos saber aceitar suas alfinetadas, assoprar e chupar o dedo, desculpá-la, e admirá-la como merece.

Realmente, as rosas são da vida, são a vida. A cada dia, um espinho a menos, e uma beleza a mais! A cada dia, uma nova rosa e seus espinhos em nossas vidas, na vida das rosas, que são... A vida!

Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta Coluna está em mais de oitenta jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior. No You Tube acesse a Fala Sério! Em vídeo através do ajorgefalaserio. Contatos ajrs010@gmail.com