Novela vs. Realidade

Depois de mais um dia de trabalho cansado, de enfrentar o trem lotado, e as pessoas mal-educadas dentro dele, ah!, mais alguns longos minutos no ônibus, J. chega ao seu lar, seu recanto, toma seu banho de todo o dia, janta e assisti à novela das oito.

Um dos fatos que o chama a atenção é de que em umas das cenas, um milionário - que, diga-se de passagem, é o que mais tem em novela - diz a sua esposa para ela gastar o quanto quiser, para não se preocupar com dinheiro.

J. na mesma hora para e reflete sobre a questão, vê que seu dia é cheio de batalhas e conflitos, que passa por cima do orgulho próprio simplesmente para ter seu salário mínimo no final do mês; ah!, e que precisa toda manhã contar suas moedas para saber se compra o pão ou a mistura do dia.

J. estudou, é técnico em alguma coisa, luta para manter a família e a dignidade perante a sociedade.

Acaba por se questionar, pergunta-se porque não conseguiu chegar lá, no mesmo lugar que aquele personagem, porque não pode virar para sua esposa e mandá-la gastar o quanto quiser, porque tem de enfrentar chuva e sol na cabeça...

E ao final do raciocínio de J., depois de alguns minutos de frustração e sentimento de fracasso, o que o conforta é saber que sua luta, por mais dura que seja, traz como bom resultado o amor de seus filhos e sua mulher, que o dinheiro não é grande, mas o orgulho que sentem dele é maior que qualquer valor a ser pago.

Assis William
Enviado por Assis William em 14/06/2011
Reeditado em 14/06/2011
Código do texto: T3033799
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.