CRIANÇA

CRIANÇA

O primeiro choro. Que alegria para a mãe.Quanto sofrimento para o filho. O ar queimando seus delicados pulmões e descolando suas paredes com violência; uma nova pressão em torno de seu corpinho frágil, não mais aquela sensação de leveza que lhe proporcionava o meio aquático do útero materno; o frio de um mundo onde em algum lugar devera existir calor.

Veio ao mundo um novo ser, ao nosso mundo e que agora repassamos todas as responsabilidades para ele: o mundo dele - o mundo infantil!

Comer, dormir, ir descobrindo as coisas pouco a pouco cercado de atenções, sendo respeitado em todos os lugares e por todos.

Não ha quem não se curve diante de sua majestade a criança.

A liberdade do andar, falar, rir e chorar quando lhe vem a vontade.

Aos poucos descobre que existem outras crianças como ela, que também estão aprendendo, vendo, sentindo. Suas primeiras trapaças, natas ou não.

Conversa, já discute, vê televisão, sente o mundo tão pequeno que cabe na palma de sua mão. Ele pode voar, e super herói, super vilão, usa um raio laser, destroi aquilo que lhe desagrada, constrói castelos no ar, vai alua, cai a terra, nada o desanima, nada o machuca.

Céus, que cansaço, que preocupação essa criança me da: tão pequena e tão sabida, esperta, fala com propriedade de bomba atômica, defende seu time, xinga seu adversário - onde foi que ele aprendeu tanto palavrão? -

- Pai, viu só a guerra no Ira? e a fome no Nordeste?

- Filho, vai brincar com seus amiguinhos, pegue seu caminhaozinho!

- Agora meu pai, vou com o foguete do Flash, pois iremos ate Marte e depois ate Urano! -

A criança e nosso mundo, o mundo que eu conheci, tão imenso, reduzido perante a ela a uma pastilha. Antes eu brincava, corria e depois ia aprendendo. Agora, hoje, se aprende brincando, criaram neuroses infantis, psicoterapeutas, ludoterapia, traumas de gravides, traumas de parto, crimes de lesa-humanidade.

- Paie, o que e usina atômica? - Medo do escuro, tudo é bandido, o mocinho anda a pé e o bem nunca vence, mas deixa para o próximo capitulo mais uma batalha a favor da moral e dos bons costumes.

- Me compra Playboy, paie? -

As crianças vivem em seu mundo, mundo de fantasias, mundo criado por nos, corrompido por nos, então nos perguntamos: como viverão essas crianças em mundo tão conturbado, tão arrasado pelos adultos.

- Vamos brincar filho, pegue seu capacete e veremos quantos guerreiros você matara hoje e amanha, quem sabe você será um grande chefe, um líder guerreiro, um chefe de nação!

fim, da criança!