Amizade, macumba e vingança

Já estive aqui. já fui todos os personagens desse teatro. Já fui o que vai embora e o que fica. Já fui o coadjuvante e também a plateia. Mesmo assim, ainda sinto como se fosse a primeira vez que passo por este momento desgraçado. É difícil quando o caminho de um grande amigo deixa de ser o mesmo do seu. O cérebro sempre tece aquela pergunta, sempre vem aquele questionamento do além: “E agora, o que vai acontecer no futuro?”.

Não sei se acontece com você, mas quando faço esses questionamentos sempre aparece uma pessoa pra discutir comigo, a mesma pessoa. Esse nem é meu amigo, ele é um desses caras que enche o saco e quer impor o jeito dele. Fica fazendo umas perguntas babacas de duplo sentido, querendo que eu tenha uma revelação filosófica, completa minhas frases e fala tanto que não me deixa pensar direito! Infelizmente ele ignora minhas ameaças e não vai embora até estar satisfeito, sou obrigado a argumentar quase infinitamente com ele. Esse cara que aparece para azucrinar sou eu mesmo:

- Como assim você quer saber o que vai acontecer no futuro agora mesmo? Tem ideia de como isso soa contraditório?

- Cara, não enche. Foi uma pergunta retórica, eu sei que não dá pra saber. Mas... Eu queria, sabe... só dar uma espiada rápida...

- Você sabe que não dá pra saber mas quer saber? Parabéns, você é um trouxa.

- Vá pra puta que pariu.

- Você não quer acreditar em si mesmo, por isso é um trouxa. Quer mais do que já aconteceu com você? Já viu essa história quantas vezes? Cinco vezes? Seis?

- Mas a verdadeira amizade é eterna! Os amigos de verdade sempre estarão lá para te apoiar nos momentos mais difíceis, mesmo que passe anos...

- Não importa o que digam os amantes de clichês ou os falsos idealistas, tudo nessa vida morre, e a amizade não está fora dessa regra. Só porque algo é bonito de dizer e soa poético não quer dizer que seja verdade!

- Realmente... a amizade morre, a amizade é algo falso...

- Cara, você é muito burro! Claro que não! Presta atenção! Você também pode morrer, por isso não existe?

- É mesmo...

- Você vive porque todo dia se alimenta. Porque aceitou suas mudanças e continuou vivendo com as oportunidades que Deus lhe deu. Você vive porque existe um motivo dentro de você que te leva de um dia para o outro, você vive mesmo que seja pelo prazer de viver. Entende a analogia?

- Acho que sim...

- Várias vezes você já viveu isso, algumas de suas amizades morreram... Mas na verdade pense bem. Você nunca as alimentou o suficiente pra sobreviverem. Grandes amizades podem ser difíceis de matar, mas sangram até a morte. Outra coisa é entender o momento que se vive. Alguns amigos só existem por causa de uma situação, outros são mais duráveis. Seja qual for a amizade, ela é um retrato da sua vida hoje, para que ela dure anos é preciso que consiga mudar junto com os amigos, uma amizade eterna é aquela que muda constantemente, mas nunca perde o foco.

- Massa cara, gostei. Você devia escrever isso.

- Talvez um dia, tenho um pouco de preguiça.

- Vou até mandar uma mensagem para o meu amigo lá em BH, realmente a amizade não pode morrer. Como diz a música “Amigo é coisa pra se guardar, no” AAAAAAAAAAAIIIIIIII CARALHOOOO!!!

- Que foi cara?!

- Parece uma lâmina entrando nas minhas tripas! AAAAIIII!

- Cara não estou vendo nada!

- AAAAHHH MISERICÓRDIA!!!

Longe dali, em uma bagunçada republica de Belo Horizonte, mãos odiosas e vingativas despontavam obscuras intenções. Os atos raivosos e sanguinolentos eram desferidos contra um frágil boneco de macumba. A mandinga era realizada entre sonoros risos aterrorizantes, a vingança da tetra apenas começara.