SOBRE O MOVIMENTO POETAS DA ALEGRIA

SOBRE O

MOVIMENTO POETAS DA ALEGRIA

*seguem abaixo imagens para bottons do movimento

Caros Amigos:

Quando surge uma idéia, ela vem tal e qual a inspiração do artista e logo nos pomos a trabalhar nela com medo que ela se perca em meio a tantos pensamentos que temos durante o dia.

A Idéia dos Poetas da Alegria/Palhaços da Poesia não foi diferente, foi apenas a materialização no papel de alguns desejos que venho acumulando em minha mente.

Por que Movimento?

Porque o movimento implica em ação, no ato de mover-se em direção a alguma coisa.

Não existe movimento parado. Estamos cercados de movimento a cada dia. Respiramos e ao respirar nos movemos, o ar entra e sai de nossos pulmões. Se paramos de respirar por opção, ainda assim há o movimento dos músculos que impedem o ato de respirar.

Como aderir ao nosso Movimento?

É simples, basta levar a alegria em forma de poesia para além do mundo virtual, transformar a poesia em um instrumento de ação, tirá-la do papel e ou da tela e soltar a voz para quem quiser ouvir.

Ah, Linhaça, dirão alguns...mas não pode ser tão simples assim...uma coisa tão pequena não vai mudar nada...

E eu respondo...pode e é simples assim...e é das pequenas coisas que provem as grandes.

O "Profeta Gentileza" é lembrado até hoje, apenas e tão somente por distribuir flores aos passantes e repetir o bordão " Gentileza gera gentileza"...simples assim.

Quem pode avaliar quantas vidas foram modificadas naqueles parcos momentos entre o receber uma flor e ouvir o bordão?

Quantos sorrisos não brotaram dentro de almas que se sentiam invisíveis para o mundo?

Aonde os Poetas da Alegria/Palhaços da Poesia

podem atuar?

Em todos os lugares onde houver uma porta aberta ou uma oportunidade.

Ocasiões não faltam...

Saguões de aeroportos lotados, pontos de ônibus, vagões dos trens e de metrôs...Filas do INSS, Hospitais, asilos, orfanatos, Sociedade de Amigos de Bairro, grupos de sem-teto, enfim...todo lugar onde houver um grupo de pessoas...ou até mesmo aquele vizinho solitário que ninguém visita.

Posso fazer isso sózinho ou devo estar acompanhado por outros membros do Movimento?

Estar em grupo sempre é melhor no sentido de que cria-se uma sinergia , no entanto isso não quer dizer que você precise estar acompanhado de outros poetas ( pode ir com um grupo de amigos), ou que não possa, dependendo de sua "cara de pau", no bom sentido, declamar ou ler poemas sem companhia.

Como a proposta deste movimento está sendo feita na internet e cada um de nós está em algum rincão diferente deste país, nem sempre vamos ter condições de unir forças fisicamente com outros interessados, aqui na minha cidade, por exemplo, não consigo achar outros poetas...Já em Avaré há vários deles fora da net...há também o Sá de Freitas nosso amigo.

Podem te achar um louco?

Claro que sim...e daí?

O impacto inicial de alguém diante de uma situação inesperada pode ser de espanto, de curiosidade ou até de medo...rsrsrs

O que eu preciso para integrar esse Movimento?

Vontade! Você nem precisa ser poeta para levar poesia às pessoas, pode ler e declamar textos de poetas dos quais goste.

Por que a idéia deste Movimento?

Todo poeta respira utopia...todo poeta acredita que o mundo pode ser melhor e por isso mesmo cria o seu universo próprio.

É verdade que existem muitos poetas interessados em tornar realidade o seu universo. O que falta então? Às vezes falta apenas uma idéia , uma seta indicando caminhos...o Movimento tem a pretenção de ser uma dessas setas.

Isso é " coisa de brasileiro" ?

Claro que não....o movimento pode ser feito em qualquer país ou lugar. Portugal, EUA, Alemanha, China, Japão, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Russia...em qualquer lugar onde haja um poeta disposto a por em prática essa simples ação de levar poesia a quem quer que seja.

Como devo me apresentar junto a instituições como asilos, orfanatos e etc?

É preciso procurar o responsável pela instituição e dizer que deseja realizar um serviço Voluntário, recitando ou lendo poesias para os atendidos por eles. Pode explicar sobre o Movimento e estabelecer a periodicidade de sua atuação de acordo com a disponibilidade de seu horário e o das instituições.

O que eu ganho com isso?

Cada qual há de ganhar muito mais do que espera.O aprendizado e a alegria que cada um tirará de seu trabalho é impossível de ser avaliado, afinal, cada um de nós tem sua própria história de vida.

Financeiramente não se ganha nada.

( Claro que não vamos esperar que poetas distribuam papéizinhos no metrô solicitando ajuda de custo, não é mesmo? )

Como devo agir diante de meus ouvintes?

Aja naturalmente, com cordialidade e afeto.

Um sorriso abre mil portas e derruba muralhas.

E se eu gaguejar?

Não vai ser nem a primeira nem a última vez que alguém fará isso, fique tranquilo e siga em frente. Se for o caso até ria da falha...isso não é demérito para ninguém....lembre-se estamos nos propondo a espalhar a alegria na forma de poesia.

Ao final agradeça pelo tempo que lhe cederam , cumprimente de maneira adequada à ocasião e permita que as pessoas interajam com você.

Para encerrar, por favor, se interessarem-se pelo projeto ou desejarem fazer algum comentário ou crítica, escrevam-me para o meu e-mail já que por motivos de saúde em família estou em modo web ( sem receber as mensagens enviadas para os grupos)

anjo.loyro@gmail.com

abraços fraternos a todos

Jorge Linhaça