SOU BAIRRISTA, E DAÍ?

Dizem que gaúcho é bairrista. Bem, se amar o berço onde nascemos é bairrismo, estão eu o sou. Tenho um orgulho danado por ser filha desse pago, com suas colinas e serras verdejantes, desse céu estrelado onde o Cruzeiro do Sul brilha mais forte nas noites de lua nova. Gosto do colorido das primaveras, das folhas amareladas formando um tapete no chão do outono, dos verões de sol a pino. Mas confesso um pecadinho contra o meu Rio Grande: detesto o inverno! E fico admirada quando vejo pela TV aquela quantidade enorme de turistas que lotam os hotéis da Serra Gaúcha. Só para curtir o frio! Porém meu pecado não é tão grande pois o frio interfere demais no meu humor, chegando a níveis de depressão. Afora isso, tenho orgulho do povo riograndense. Pelas lutas históricas, pelo trabalho, pela cultura, pela hospitalidade.

A cultura do Rio Grande não é, a meu ver, muito compreendida pela população dos outros Estados brasileiros. Excetuando-se Santa Catarina e Paraná, nossas tradições são bastante diferenciadas do restante do País. Isso se deve, em parte, pela colonização alemã e italiana, pela escravidão que aqui praticamente não ocorreu e pela proximidade com países de origem espanhola, como Argentina e Uruguai. O gaúcho recebeu muita influência dos países "castelhanos", seja na lida do campo, seja na música, seja no modo de falar. E tem muito da cultura européia na arquitetura, no trabalho, no sotaque.

Essa diferenciação é que dificulta a divulgação da nossa música regionalista. Certas expressões são típicas e incompreendidas pelo restante do País. Mas, nossas canções são lindas! Quase todas elas exaltam o orgulho, a intrepidez, a luta e o amor do povo por essas terras abençoadas pela natureza.

Com tudo isso, como posso não ser bairrista? E, pensando bem, acho que todas as Regiões brasileiras têm o seu bairrismo particular. Quem de vocês não ama de paixão o Estado onde nasceu?

##############

#### Obrigada meu querido amigo Gildo por esses versos lindos!

18/06/2011 01:22 - GILDO OLIVEIRA

Como não amar este pampa,

Se ainda posso respirar o ar da liberdade

Trago no peito a bandeira como estampa

E só no pensar em sair,

já me lasco de saudade.

Terra gauderia e altaneira.

Da chinoca e da prenda faceira.

Da bombacha e da perneira.

Onde o gaúcho é exemplo

de trabalho e ombridade

Não troca suas tradições

por nenhuma dessas tal modernidades.

Um cavalo crioulo e um cachorro vira-lata companheiro,

vale muito mais do que um tesouro.

Pois verdadeiros amigos

não se compra com dinheiro.

### Um beijão prenda Santamariense e que Deus continue a nos iluminar.

Para o texto: SOU BAIRRISTA, E DAÍ? (T3041584)

Giustina
Enviado por Giustina em 17/06/2011
Reeditado em 21/07/2014
Código do texto: T3041584
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.