QUEM SÃO NOSSOS ÍDOLOS?

Assistindo a um telejornal outro dia, vi uma reportagem sobre uma “saia justa” pela qual passou um dos integrantes da banda juvenil Restart. Sinceramente, foi uma das declarações mais ignorantes, desgraçadas e insensatas que já ouvi nos últimos cinco anos! Uma pequena e triste amostra da deficiência intelectual e da alienação pela qual vive os nossos jovens brasileiros.

A “saia justa” me fez lembrar e partir para a reflexão sobre a seguinte pergunta: quem são nossos ídolos atualmente? É notória a quantidade de adolescentes e jovens que se des-lumbram com esse “fenômeno” da música juvenil brasileira, que possui apenas dois anos de existência e de grande sucesso. O grupo Restart, composto por quatro jovens adolescentes e que arrastam multidões aonde vão, já teve mais de 100 000 cópias de discos vendidos somente aqui no Brasil e venceu 13 prêmios de música, desbancando as bandas Capital Inicial, Skank, Otto etc. Há, ainda, músicas gravadas em espanhol e a previsão de um filme biográfico sobre os teens.

No decorrer de nossa vida, aprendemos na escola a desenvolver a nossa capacidade de análise crítica, construindo nossa intelectualidade a fim de compreender e julgar os fatos do mundo que nos rodeiam. Bem, isso é só na teoria, pois os fatos mostram contornos completamente diferentes. Que me perdoem, mas afirmar que não se sabe se há civilização na região amazônica é uma tremenda falta de desinformação e vergonha perante os fãs. Para os outros alienados, o estado do Amazonas, além da linda e disputada mundialmente Floresta Amazônica, que recobre grande parte do estado, apresenta uma população total de 3,4 milhões de habitantes, constituindo o segundo maior estado brasileiro da região norte, e o quinto em comparação com os outros estados brasileiros. Só na cidade de Manaus, capital do estado, há uma população com mais de 1 milhão de pessoas. (Tem ou não tem civilização?) Há no estado também, um dos maiores pólos industriais de toda a América Latina, com mais de 500 empresas: a Zona Franca de Manaus. Será que são muitas informações para os integrantes do Restart? Hoje, qualquer criança que está na escola (e fora dela também, é claro!) sabe que no Amazonas há muito mais do que mato e água.

Voltando à reflexão, a palavra “ídolo”, segundo o dicionário Aurélio, é um objeto, pessoa ou coisa que é cultuado, respeitado e venerado como um deus. Vemos isso desde a antiguidade, em que os deuses egípcios eram cultuados como divindades, passando, posteriormente, pelas ações divinas de Madre Tereza de Calcutá e, mais recentemente, Zilda Arns. Intelectuais de nome como o grande filósofo Aristóteles, o mestre Machado de Assis, o poeta Carlos Drummond de Andrade e a escritora Cecília Meireles também entram no ranking, pessoas que, de fato, ajudaram a construir (e ainda constroem) a identidade, a cultura e o pensamento crítico de milhões de pessoas.

Agora pensem comigo: nossos jovens se espelham nessas pessoas? A resposta está aí, nos cifrões arrecadados pelos “restarts”, “rebeldes” (que amaldiçoadamente estão vindo por aí de novo), “malhações” globais, “justin biebers”, enfim, por essas pessoas que nossos adolescentes e jovens morrem para estar perto, choram descabelosadamente e sonham dia após dia estar diante dessas pessoas e dizer “eu te amo”... Esta é uma situação que realmente preocupa não só a mim, mas todos aqueles que se interessam pelo futuro promissor político-cultural de nossos jovens.

Em vez de ficarem aí ouvindo e vendo essas bandas que só querem ganhar dinheiro em cima de vocês, jovens, não se importando com a sua bagagem cultural (e muito menos com a população da Amazônia!!!), vá ler um livro de ficção científica, escreva um romance moderno, entretenha-se com jogos educativos, assista ao telejornal etc. Se não gosta de nada disso, eu apelo: simplesmente não faça nada! Isso certamente é melhor do que ouvir o seu “Deus” dizer que não sabe isto ou aquilo. O Amazonas agradece...