200 Metros e um Grande Futebol

Rua Sales de Oliveira, Vila Industrial, em Campinas. No meu tempo de garoto, apenas num trecho dessa rua existiam 3 equipes de futebol. Entre o Bar dos Pretos, como era carinhosamente conhecido, e o Armazém do Vicente de Angelis ficava a nata do futebol da Vila Industrial.

Aqui cabe um esclarecimento: Naquela época o futebol do interior era Amador. Cada cidade tinha seus bons times amadores. Campinas contava com Ponte Preta, Guarani, Corinthians, Campinas, Guanabara e Mogiana. Abaixo desse patamar estava o futebol varzeano.

Voltando à Rua Sales, encontrávamos o Velo que era um time da várzea campineira, da época de ouro do futebol varzeano. Tinha em sua equipe bons jogadores como Marinho, Mário Goiaba, Tito Esquipa, Alcides Perina, Paulo e Brandãozinho que foi o seu jogador mais famoso. Ele passou pelo Campinas F.C., A. A. Portuguesa Santista, A. Portuguesa de Desportos, Seleção Paulista e Seleção Brasileira. Além destes havia muitos outros bons jogadores, como o Lelé, não o do Vasco, mas o do Velo.

Um pouco mais para frente ficava o Campinas F. C., que era da Primeira Divisão. Na época em que eu o vi jogar não era mais aquela famosa equipe de Indalécio, Mané e Orlando; palma, Elegância e Chico Urbano; von Zuben, Perez, Camilo, Pixe e Parente. O Campinas que eu vi jogar era mais ou menos assim: Barômetro, Carabina e Jáca; Doce de Leite, Brandãozinho e Pé de Moleque, Spadacia, Felício, Nininho, Gambeta e Barriga. Essa equipe era também muito boa. Quando encerrou suas atividades deixou muita saudade.

Mais alguns metros adiante e chegávamos à sede do Vila Industrial, ali na barbearia do Sáca. Confesso que do Vila mais antigo não sei muitas coisas. Mas sei que sempre teve grandes times disputando a várzea campineira. Em 1946 eu acompanhei a campanha do Vila, campeão da várzea daquele ano. Tinha um grande time, por exemplo, o Bonato, o Vado Careca o Bernardo e o Carabina eram de times anteriores. A equipe campeã de 1946 era assim formada: Manolo, Toti e Bourbom; Bode, Carabina e Marmita; Bonato, Otávio, Vado Careca, Tuta e Bernardo.

Se andássemos mais um pouco, já saindo dos 200 metros, encontraríamos o Clube Atlético Jardim, que ficava nas imediações do Jardim do Leme. Era uma equipe varzeana muito boa daquela época.

Mas ainda estávamos na Rua Sales de Oliveira. Eu assisti muitos jogos do Jardim, sempre acompanhado pelo meu pai, o “seo” Heitor, que gostava muito de futebol, e especialmente do Campinas F C. O Jardim era assim formado Belo, Alemão e Armando Pé de Ferro; Zico Violaro, Tulio e Dega; Bimbo, Zé Maria, Batatinha, Gaiola e Cardani.

Aqui procurei descrever uma fase que foi de ouro, não só do Futebol, mas também da minha vida.

Laércio
Enviado por Laércio em 23/06/2011
Reeditado em 23/06/2011
Código do texto: T3052500