Uma Amizade



Amigos verdadeiros são tesouros que conseguimos, jamais na pura sorte ou no acaso absoluto.
 
Amizades verdadeiras são construídas, passo a passo, por compromisso, por desejo, por contínua construção e reconstrução, por ação e transpiração, por superação e por dignificação da humanidade que nos envolve.
 
Uma amizade, como o AMOR, requer comprometimento pessoal, requer vontade, requer parceria, compreensão e esforço.
 
Em minha leitura da vida, não existe Amizade, como não existe Amor a primeira vista.
Entendo que alguns discordarão desta linha de argumentação, mas entendo que a primeira vista possa tão somente existir atração, paixão, afinidade, simpatia, ou combinações de múltipla variância destes: a primeira vista nunca existirá Amizade ou Amor sinceros.
 
Mesmo o Amor hormonal/genético pelos nossos filhos, apesar de forte, instintivo e natural, solidifica-se e reforça-se ao longo da gestação.
 
No fundo, todo Amor ou Amizade reflete uma situação de momento da estrutura neurofisiológica de nossa rede neural e, por conseguinte, necessita de tempo, vontade e dedicação nesta construção de sinapses seguras que por si só necessitam ser construídas e reforçadas ao longo do tempo.
 
A amizade parece mágica, é linda, é verdadeira e deve ser pura. Mais do que troca é uma doação, mais do que dever é um querer, mais do que uma simples crença é um estado de confiança, mais do que buscar ou procurar algo é um estado de entrega, é uma oferenda, é uma oferta sincera de nosso eu e do nosso sentimento de realização da própria Amizade.
 
É bem verdade que a Amizade fica mais forte quando for uma via de mão dupla, mas a amizade em si é indiferente ao retorno ou a retribuição, a Amizade reflete um estado mental pessoal, eu escolho a quem me dedicar como Amigo: é claro que por diversas razões o comportamento do meu escolhido Amigo conta e interfere na construção de meu sentido de amizade. Mas conta menos o retorno obtido, do que o comportamento social e humano do escolhido. Não construímos amizades por investimento (ou pelo menos verdadeiros Amigos não são investimento de curto nem de longo prazo), e sim por afinidade e por respeito e confiança. Posto desta forma, meu escolhido Amigo não me deve nenhum retorno pela minha Amizade.
 


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 24/06/2011
Código do texto: T3054823
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.