OS QUE CREEM SEM VER. E NÓS PRECISAMOS DE SINAIS?

A tarde já se fazia sentir...

O locutor do programa de rádio anunciava:

___São 18 hs na Capital. Hora da “Ave Maria”!

Com certa morosidade no andar minha mãe, colocava o copo com água sobre o aparelho de rádio, pois a transmissão da prece estava iniciando-se. Após passageiros minutos eis que aquele líquido era todo distribuído entre a parentela presente. Bebericávamos pequenas doses aparentemente sem nenhum significado prático, porem para a credulidade daquela senhora o ato representava tão somente o seu testemunho de Fé. Toda sua extrema boa vontade e confiança estavam contidas dentro daquele copo misturadas ao líquido cristalino.

Aquele simples instante em que o silêncio se fazia perpétuo e as atenções assim mobilizadas criavam-se uma atmosfera de paz, uma pausa pequeníssima nas tribulações da vida, mas que permitia afastar temporariamente a problemática diária como se tudo inexistisse. Uma inocente atitude que mal nenhum produzia. Herança de velhas tradições?...argumento aceitável, porem em nada obscurecia o brilho daquela nobre intenção; era uma pequena gota de esperança num mar de incredulidade. E os resultados práticos resumiam-se no bem estar que se implantava mesmo que temporariamente na atmosfera do lar.

Os céticos poderão afirmar: ___Quanta bobagem expressada numa infantilidade sem tamanho!

Os fanáticos evangélicos argumentarão: ___São os demônios ainda aprisionando com sua influência! Precisam ser queimados, destruídos!

Os católicos terão a compreensiva aceitação pelo respeito e reverência.

E dos Espíritas a justa análise: ___Tudo é processo evolutivo. As pessoas ainda estão num estágio de reduzida compreensão para com o desapego destes rituais, porem ainda necessitam de assim expressarem sua fé numa maneira de relacionarem-se com as coisas divinas.

Todas as correntes religiosas sem exceção ainda manifestam alguma espécie de prática exterior religiosa; é um elemento de atração, um conteúdo a mais necessário àquele desorientado que precisa educar-se espiritualmente, e se este objetivo for alcançado estará cumprindo com sua destinação.

Para atingir Jesus e abrir mão de todo este encargo, devemos primeiramente estudá-lo, compreendê-lo, assimilá-lo e praticá-lo em sua simplicidade e pureza e se isso é tão trabalhoso imagine então fazer o mesmo com Deus?, mesmo ouvindo a voz do Mestre dizer-nos: ___”Eu sou o caminho, a verdade, a vida!

Todo cerimonial católico e evangélico continuará sendo realizados pelas igrejas, alianças brilharão nas mãos dos casais simbolizando uma união conjugal; a imposição de mãos, a água fluidificada permanecerá levando consolo e equilíbrio às pessoas; as oferendas, as missões idem, tudo prá mostrar que somos submissos e devotados e por único motivo: muitos ouvidos e olhos ainda permanecem fechados à verdadeira realidade, sempre procurando o menor esforço, e valorizando sobremaneira os aspectos e as impressões da forma.

Néo Costa
Enviado por Néo Costa em 26/06/2011
Código do texto: T3058345