Complicando o Simples

Alguém poderia me explicar porque as pessoas gostam de complicar coisas deveras simples? Por exemplo: Quando combinam de sair, só que, uma das partes de antemão já sabe não poder sair e, em vez de dizer logo, faz altas combinações e na hora H, sai pela tangente com a "desculpa" mais cara de pau possível, para não dizer esdrúxula, estapafúrdia. Aí pergunto: Será que as pessoas confundem educação com falsidade? Sinceramente, qual o problema em se dizer: olha fulana, não poderei sair com você porque meu namorado ficou de vir me encontrar. Pronto! Não tem nada demais, não gasta voz nem saliva e de forma alguma é deselegante.

Infelizmente, na prática, opta-se pela hipocrisia, porque a pessoa alega querer sair com a outra, faz altas combinações e na hora H; cancela com cara de pau tremenda, que nem diz por telefone ou cara a cara. Apela para torpedos via celular, ou recados via Orkut ou facebook. Mas pera, faltou narrar os detalhes, primeiro a pessoa diz que é uma boa ideia, quer sair, as amigas pretendem e vão se divertir mas...

- Deixa eu verificar se vai ter o evento primeiro. - diz cicrana.

- Ok, você me avisa.

- Tá, mas eu acho que não vai rolar, mas vou conferir...

Minutos - ou seriam horas? - se passam e a cicrana retorna, diz que está tudo certo, vai ter o evento, vamos sair. Mas pasmem, se esquece de combinar o horário. Fulana pensa que foi mero deslize, afinal, não quer pensar mal de ninguém e ingenuamente não percebe estar sendo enrolada. Manda um aviso a fim de confirmar o horário para saírem. Cicrana responde o horário de início do evento. Fulana, fica com a pulga atrás da orelha, mas novamente pensa ser mero deslize. Aí o tempo passa, e nada de efetivamente combinado. Daí pensa: "melhor telefonar, fica mais pessoal que trocar torpedos... Mas cicrana novamente não tem a decência de falar logo não querer sair... diz apenas que:

- Ah, será que o evento vai ser bom? Fulano não tá se sentindo bem...

Detalhe, a saída era entre duas amigas, não que não possa ter outros amigos, mas o fulano não foi incluído na conversa entende? Fulana mais uma vez ignora a pulga atrás da orelha, ou seria a intuição? E, passados alguns minutos, liga para a amiga, vamos, mas em qual horário?

Aff! Aí lá vem o golpe de martelada, por assim dizer, Cicrana diz querer muito ir, mas o namorado tinha ficado de visitá-la ao final da tarde para dar uma olhada no PC quebrado, e, por não conseguir avisá-lo receia sair e deixá-lo na mão - a amiga pode, o love não - contudo, diz que vai tentar localizá-lo, mas quer sair com você. O tempo passa, vai chegando a hora do tal evento, outros saem para se divertir e você ali com cara de tacho. O tempo passa mais um pouco - passa da hora do evento - e nada... Daqui a pouco, *pim-pim* ou seja lá qual for o barulho do torpedo do seu celular, cicrana diz que o namorado chegou e o evento fica para outro dia, na maior cara deslavada - apesar de que só se pode imaginar esta tal cara. Óh, quanto cinismo, para desculpas e mais desculpas esfarrapadas, se fala ao telefone, mas para dizer a verdade.... Aff, deveria haver alguma regra de etiqueta para tal, sendo que deveria ser altamente cafona, brega, deselegante e deseducado cancelar combinado, com motivos falsos por torpedos, redes socias - que muitas vezes são verdadeiras pragas - e dizer cara a cara ou no mínimo, por telefone... que, embora indireto é, ao menos, um contato humano e pessoal. Bem, ok que a fulana ignorou os sinais, mas convenhamos, que a cicrana sabia de antemão que teria compromisso com o namorado, então, caramba, porque não disse logo a verdade desde o início?

- fulana, não vai dar, já combinei de sair com meu namorado, fica para uma próxima?

Não custa nada, é educado, verdadeiro e simples, mas simplesmente, as pessoas gostam - ou é o que parece - de complicar as coisas, que se há de fazer?