O tempo passa, as coisas mudam

O mundo vive em constante mudança. Tudo evolui como dizia Darwin, todos os seres vivos conseguem evoluir para se adaptar ao ambiente ao qual está inserido, desde o modo mais simples ao modo mais complexo tudo precisa se adequar ao meio onde vive.

Os homens mudam e acompanham as mudanças do mundo, tecnologia, costumes, culturas, crenças, tudo se adapta pela nova forma de viver, procurando sempre a sua melhor colocação no mundo atual.

Meu pai, até agora, não confia em celular, afinal como pode algo que você carrega no bolso dar a oportunidade de falar com uma pessoa do outro lado do mundo, prefere ainda usar o telegrama, a geração de hoje não sabe o que é um telegrama, mas era um dos meios de comunicação mais rápido e sofisticado a não muito tempo atrás.

Internet, uma ferramenta que ninguém consegue viver sem, procuram e encontram tudo, independente da veracidade das fontes, alunos hoje não lêem mais livros, pesquisam na internet, porque ler Machado de Assis através de um livro de papel que pode sujar, rasgar e se perder com o tempo, se eu posso encontrar toda sua obra na internet, e o mais importante, muitas vezes resumido, e até com resenha pronta.

Para que apreender matemática, fazer conta, somar, diminuir, regras e mais regras, se eu simplesmente uso a calculadora, que esta no computador, no celular, no relógio, em toda a parte tem uma, e sempre as mais sofisticadas, com tudo que a gente precisa.

Comprar um disco novo, quanta besteira, um disco custa caro, hoje eu clico num site e encontro o disco que eu quero e de graça, e daí se é pirataria, problema do artista que não se preocupou em proteger seu disco, eu não posso fazer nada, não tenho culpa de estar na net, mas se esta lá eu quero um para mim.

Uma vez eu jogava bolinha de gude, tinha um peão, alguém já brincou com um peão, eu tinha até um ioio era bem legal, eu perdia a noção do tempo vendo aquele brinquedinho subir e descer, mas atualmente isso não tem mais graça, bom mesmo é carrinho de controle, é o GTA, onde eu me transformo num bandidão virtual e acabo com a policia, traço as gatinhas e ainda posso dirigir, a mil por horas por ai.

Eu lembro até que uns amigos se reuniam todos os dias de tardinha para jogar futebol, aquilo era bom, duas traves de chinelos, e um show de bola, reunia até torcida, eu era um bom atacante, fazia vários gols, metia a bola na rede e sonhava em um dia ser como o Zico, Pelé, Maradona, não Maradona não, que ser argentino deve ser dose, mas jogar bola soa, e suor fede, o bom mesmo é jogar vídeogame, sempre limpinho sem cansar e sentado no sofá da sala.

Houve um tempo, em que sair de noite só depois dos dezesseis, namorar então era um sacrifício, tinha que pedir pro sogro, tinha que agradar a sogra, tinha que visitar as quartas-feiras à noite, tinha que comprar anel, caro por sinal e pedir em noivado, depois em casamento, por incrível que pareça nesta época até tinha que pagar a conta do restaurante sozinho quando levava alguém para jantar, havia gente que até presente dava no dia dos namorados.

Sexo era tabu, era bicho de sete cabeça, tinha que ter idade para falar no assunto, para fazer então levava uma eternidade, hoje basta encontrar um lugar adequado depois da balada, um cantinho escuro, um banco de carro, um motelzinho barato, onde não perguntam a sua idade, porque com onze anos da para mandar ver, afinal para que ser careta, o mundo esta evoluindo, e estamos em pleno o século XXI, não há mais espaço para restrições ou regras, hoje o legal mesmo é prazer.

Houve um tempo em que maconha era coisa de vagabundo, era coisa de rebelde, e por vezes até coisa de intelectual, hoje não, maconha é coisa de todo mundo, esta em toda a parte, em qualquer esquina eu posso comprar, tem até um tal de crack, que não faz gols, mas deixa muito marcador besta no chão.

O mundo está mudando, homem hoje é livre, até para casar com outro homem, pelo menos na Argentina já é, daqui a pouco aqui também vai ser, mulher pode casar com outra mulher, e o pior tem até homem que se transforma em mulher, e mulher que se transforma em homem, e adivinhe só, fica famosa ou famoso, arrebenta corações, estampam capas de revistas, e o mais legal disso tudo, deixa muita mulher de verdade, se é que existe este termo, no chinelo, maior corpão.

Neste outro tempo, professor era mestre, a gente aprendia, e respeitava mais que a mãe, o que eles diziam era lei, eles eram sábios, e a nós cabia o dever de obedecer, mas neste tempo de agora, se eu não concordar com o professor e ele passar dos limites com a minha liberdade, eu do umas pancadas nele, eu até apareço na teve, não da nada, professor não é pai, até pai já não tem mais tanto poder assim, afinal eu posso levar quem eu quiser para dormir em casa, posso mandar e desmandar e se ele inventa de me da umas palmadas eu denuncio, e ele se ferra, eu sou menor, eu sou adolescente ele não pode me bater, é lei.

Tinha uns loucos da mente que tempos atrás, depois da janta ficavam escutando a história dos mais velhos, peleias, guerras, amores, carreiras, essas coisas que eles contavam, hoje depois da janta eu assisto o Big Brother Brasil, eu não sei o que significa este nome em inglês, mas adoro ver as mulatas de biquíni, as loiras de seios de fora, e deixa contar um segredo, se você pagar e ficar durante o dia assistindo na teve a cabo, você consegue muitas vezes flagrar elas peladinhas, peladinhas, é bom demais, você não sabe o que ta perdendo.

Tinha uns caras que iam para igreja nos domingos, olha que coisa, domingo é dia de dormir, descasar da balada, depois acordar próximo ao meio dia e começar uma nova balada, que loucura, ir para igreja, depois almoço em família, isso é coisa do passado, de ultrapassado, a onda agora é não parar nunca, afinal Deus nem existe, isso é história que os pastores inventaram para ganhar dinheiro.

Esse é o mundo normal, o mundo da liberdade sem limites, do sexo sem compromisso, da vida sem responsabilidade, eu não sei como alguém que vive neste mundo pode ainda sentir saudade, daquele mundo sem nada de bom.

Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 30/06/2011
Código do texto: T3067436
Classificação de conteúdo: seguro