Podemos Reinventar a Vida

Podemos Reinventar a Vida

Será que o mundo caminha para a doidice? Foi a frase que li num artigo de jornal há poucos dias. Pode ser, mas o que fazemos de concreto para reverter tal situação? De uma maneira geral, precisamos aprender a viver ( exceções existem) dentro das exigências que a evolução em todos os tempos nos solicita. Se continuarmos deslumbrados a cada novidade, encabrestados ao progresso tecnológico, aferrados aos falsos modismos que nos afastam das boas intenções e da moralidade! Se nos alienarmos da própria racionalidade, lançando-nos à mediocridade social, política e espiritual que campeia e nos afasta do sucesso e das boas realizações! Se nos agarrarmos ao descuido com o meio ambiente, pecado que cometemos e que nos ameaça com assustadoras conseqüências! E, se continuarmos, em meio aos devaneios e atrasos, amarrados a uma administração político-social defasada sofreremos, com certeza, cada vez mais. Sem uma posição séria, determinada e coerente com o progresso e a galopante transformação dos tempos não chegaremos ao verdadeiro caminho. E poderemos dizer que realmente tudo pode endoidar de vez. Precisamos reinventar nossa vida. As mudanças sociais são cabais, e sempre existirão. A evolução sempre contínua nos solicita entendê-la, trabalhá-la com inteligência e responsabilidade, acatando as consequências inevitáveis do progresso. Governar a vida em constante mutação é o que precisamos aprender, usando nossa idoneidade de seres pensantes que preservam a verdade e a sabedoria de vida. Vamos reconhecer - seres humanos não existem para o simples desfrute, extravagâncias e interesses pessoais como temos visto a qualquer hora e momento; assim como, não se entrega a mãe natureza ao desleixo, usando-a para nossa exploração e depredação. Além dos fenômenos naturais impostos, a natureza ainda nos cobra caro por nossa negligência e ignorância, submetendo-nos a avassaladoras tragédias. Viver e governar hoje tornaram-se -se sinônimos de precaução. Ficam as perguntas: cairemos na doidice, optaremos pela alienação e o caos? Esqueceremos as coisas de Deus em detrimento das coisas e anseios do Mundo? Descuidados de nossas responsabilidades para com a vida, esquecidos de nossa transitoriedade, viveremos em sofrimentos e desassossegos - a cada hora um perigo, uma ameaça e, o que é verdade, veríssimo, em cada canto a perseguição, a perversão, a empulhação, a trucidação, a tragédia e a morte. Cometemos pecados contra a humanidade descuidando de nossa digna incumbência – a de artífices menores da Criação. Examinando nossas consciências vemos que desmatamos, poluímos, prevaricamos, roubamos, enganamos a vida, e muito mais - usufruindo erradamente daquilo que Deus nos concede ao longo dessa passagem terrena. Isso é alienação que pode nos levar a não saber mais onde andar nem em quem confiar. Seres pensantes cuidam do mundo para seu próprio bem e o de sua descendência.

Evane A. Barros Barbuto

Evane
Enviado por Evane em 02/07/2011
Código do texto: T3070625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.