TAÇA DE VINHO

Nas noites frias de inverno em qualquer parte do mundo,

tomar um bom vinho faz com que os corações humanos sejam aquecidos e estimulados a enfrentar o friozinho que entra pelas frestas das portas e janelas de nossas casas. Tomar uma taça de vinho, diante da lareira olhando o brilho incandescente do fogo, que espetáculo!

No Brasil são produzidos vinhos da melhor qualidade tipo exportação.

Segundo os cientistas da medicina tomar uma pequena taça de vinho tinto junto às principais refeições faz bem ao coração, previne infartos e outros males, essa foi uma das melhores descobertas da medicina atual em relação a tal bebida de sabor inigualável, bom pra saúde,bom pro coração!

Ao saborear uma taça de vinho tinto, sentindo o aroma, aquele cheirinho de uva e contemplando a beleza da taça rosada, pego um livro e começo a folheá-lo, para minha surpresa, numa das páginas encontro um texto entitulado: "Taça de vinho", que ironia do destino! Começo a leitura, a cada frase me empolgo mais e mais, me vejo vivenciando a estória narrada pelo autor desse livro, sabe quando a leitura te envolve e você não consegue parar de ler? Tomo então mais um gole do meu vinho, que delícia, que bela taça! Volto então para a estória e descubro que ao escrevê-la o autor estava também degustando uma taça de vinho tinto, ele era natural de uma pequena cidade da Toscana na Itália, lembrando que a Toscana produz o Chianti, o mais conhecido vinho de procedência italiana no mundo, além do Brunello de Montalcino, nesta região, os vinhos são produzidos desde o tempo dos etruscos, entre os anos de 1200 e 700 a.C. Este autor, grande conhecedor dos vinhos italianos se espanta com o sabor daquele vinho que experimenta naquele momento ali em sua escrivaninha italiana, olha para o rótulo da garrafa e constata a procedência: Bento Gonçalves, município da Serra Gaúcha uma das regiões que mais produzem uvas no Brasil, e o autor exclama: "di quelli che ho provato, questo è il migliore tra i migliori!", ou seja,"dos que já experimentei, este é o melhor entre os melhores!"

O vinho é de sublime relevância na história humana, na Bíblia encontramos o grande milagre, o primeiro do Mestre Jesus Cristo entre os humanos, nas bodas de Caná da Galiléia onde Ele transforma a água em vinho."E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho."

"Disse-lhes Jesus: 'Enchei d'água as talhas'.E encheram-nas até em cima.E disse-lhes:'Tirai agora e levai ao mestre-sala'.E logo que o mestre-sala provou a água feita em vinho, chamou o mestre-sala ao esposo e disse-lhe:Todo o homem põe primeiro o vinho bom, e, quando já têm bebido bem, então depois serve o vinho inferior, mas tu guardaste até agora o bom vinho." (Jo 2,3. 2,7-10).

Em nossa vida celebrar os bons momentos se faz importante e em muitas ocasiões celebramos tomando vinho,uma boa taça de vinho, seja nas festas, nos jantares e almoços, reuniões de negócios, enfim

degustar vinho é uma "arte" milenar. Bebida da mais alta estirpe, também foi utilizado por Jesus Cristo na "Última Ceia", com seus apóstolos: "E, tendo tomado o cálice, e dando graças, deu-lho aos seus discípulos dizendo:Bebei dele todos, porque isto é o meu sangue, o sangue da Nova e Eterna Aliança, que é derramado por muitos para a remissão dos pecados."( Mt 26,27-28). Até hoje os Cristãos seguem esta ordem de Jesus em seus cultos.

Retorno nesse instante á leitura daquela página que encontrei o texto sobre a taça de vinho, e o autor encerra a estória dizendo:" Che sono nuovi in Brasile, prendere un buon bicchiere di vino della Serra Gaucha e fare un viaggio nella Terra di Santa Cruz e conoscere la sua bellezza", ou seja:"Quem ainda não conhece o Brasil, tome uma boa taça de vinho da Serra Gaúcha e fará uma viagem até a Terra de Santa Cruz conhecendo assim suas belezas". E quero terminar enchendo minha taça de vinho tinto dizendo a você que em qualquer parte do mundo onde você esteja, comemore, festeje, celebre a vida em todos momentos, ame seus amigos, peça a Deus pelos inimigos, valorize a família e cuide das criancinhas são elas o futuro da humanidade e ensine-as o caminho do bem, pois Jesus deu a elas o Reino dos Céus. (Lc 18,15-17). Coloco algumas pedras de gelo em minha taça de vinho balançando-as e erguendo-a faço um brinde especial a você:"Tim tim".

MARCIO ZANNOVITCH
Enviado por MARCIO ZANNOVITCH em 03/07/2011
Código do texto: T3072922
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.