VERDADE. MENTIRA. FILOSOFIA? NÃO, REFLEXÃO!

VERDADE. MENTIRA. FILOSOFIA? NÃO, REFLEXÃO!

Nos dizeres de João Bosco de Castro, Presidente da Academia de Letras ¨João Guimarães Rosa¨, da Polícia Militar de Minas Gerais: O diabo é sábio mas não é inteligente. O diabo é sábio não por ser capeta... Mas porque é velho!

Meu filho acorda cedo, madruga mesmo, para trabalhar. Ele acende as luzes da cozinha e da sala. Vai a cozinha, e, às vezes passa o café. Veste sua farda e parte descendo as escadas assim: pocotó, pocotó, pocotó. Aí, eu que estou dormindo acordo. Durmo cedo, por volta das 23: 00 horas, depois de ouvir o programa Noite Livre. Então acordo ao som dos pocotós. Levanto-me, vou à cozinha, vejo se tem café. Se não tem o faço. Tomo um gole ou dois. Fico a pensar no quefazer. Ligo o computador. Jogo xadrez ou escrevo ou leio um texto livresco ou ponho o lixo para fora, ao portão da rua.

Ligo o rádio na Itatiaia. Ouço o noticiário. Fico surpreso ou escandalizado com as notícias da manhã. Às 8 horas tomo meu remédio para controlar o humor. Volto ao computador. A cachorrinha dá alguns latidos e me acompanha ao quarto. Às vezes ela senta-se no meu colo. Penso. Raciocino. Vem a inspiração. Então escrevo e reescrevo.

Meu filho mais velho se levanta para ir trabalhar. Trocamos algumas palavras enquanto ele se veste e toma o café-preto. Suas ideias são modernas. Minha fala é mais experiente. Uma pequena polêmica surge no embate. Me calo.

Ele sai e pede a bênção. O abençoou em nome de Deus. Volto ao PC para continuar a escrever.

Telefono para Miracy. Conversamos e falamos de nós dois e dos outros a nossa volta. Trocamos opiniões e ideias novas e velhas. Aliás, ela é professora de prótese dentária. Seus alunos não são muito estudiosos. Ela fica atônita com a falta de compromisso dos seus pupilos. Sua aula é teórica. Seus alunos são de nível médio. Muitos trabalham durante o dia e estudam à noite. Mas há o aluno Conrado que só alcança notas máximas. Isso lhe dá alento e força para continuar professorando. Já disse a ela para ter paciência e tolerância. Mas ela, educada no Colégio Tiradentes da Polícia Militar, é durona. Não dá moleza aos estudantes que, pelo nível médio também têm aprendizagem mediana. Desligamos o telefone. Minha filha me telefona. Conversamos rapidamente. Ela já se encontra em seu local de trabalho. E as horas passam lentamente. O sol aparece, entre nuvens, no horizonte belohorizontino, acanhadamente.

Às 14 horas meu filho mais velho me conta que, mais um alto funcionário da empresa de tintas onde trabalha, foi demitido por justa causa. Motivo: estava roubando a empresa, fazendo falcatruas. É... É como dizia um garboso comandante - o coronel Chiari Campolina - : o diabo ensina a fazer... Mas não ensina a esconder o feito. Ele dizia isso referindo-se aos militares do seu batalhão que, incautelosamente, engravidavam as ¨Marias-batalhões¨, que viviam a cata de militares, ficavam gravidas deles e depois iam às barras da Justiça pleitear o famoso ¨terço¨ ou pensão alimentícia para si e a criança.

É como dizia meu avô: porco magro é que suja a água... Mudando o rumo da prosa, percebo que as luzes da casa ainda estão acesas. Apago-as.

Hoje é segunda-feira. Amanhã será terça.

E a vida continua. Então felicidade profunda e até segunda.

Luiz Limagolf F I M.