O uso de drogas deve ser considerado atenuante para o crime cometido?

Quase que diariamente lemos ou ouvimos sobre crimes cometidos por usuários de drogas.

Casos de abusos sexuais de crianças, assassinatos brutais, atropelamentos são relatados e em sua maioria, o responsável havia utilizado drogas pesadas - crack, principalmente.

Aí eles são presos, julgados e têm sua pena diminuida em razão do uso da droga, pois ela fez com que eles não tivessem "noção do que estavam fazendo".

Isso é mais uma balela do nosso sistema jurídico-penal.

Justificar a diminuição da pena pelo uso de drogas é escarnecer da família das vítimas, é fazer pouco caso da sociedade.

Todo aquele que usa drogas, está ciente que ela irá provocar alterações em seu comportamento, desde uma "viagem criativa" até a transformação em "monstros". Alegar que não sabia o que estava fazendo em razão de estar drogado é o mesmo que um motorista alegar que não sabia que a 200 km por hora em uma rodovia ele está cometendo uma infração.

Concordo que aqueles que se drogam devem ser tratados e curados de sua dependência, mas há que se punir exemplarmente aqueles que se escondem por trás do uso delas para cometerem crimes bizarros e terminarem com a vida de pessoas inocentes (a maioria crianças, pelo que temos visto ultimamente).

DIMAS ROCHA
Enviado por DIMAS ROCHA em 04/07/2011
Código do texto: T3074440
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.