A VIDA É UM ETERNO CAMINHAR

José Ribeiro de Oliveira

Os caminhos, as veredas e as estradas são vias de acesso por onde devemos trilhar para alcançar os lugares onde pretendemos ir. Mas essas vias não se restringem ao papel de ligação entre pontos geográficos. No mundo das relações interpessoais, mais que vias de acesso, os caminhos, veredas e estradas constituem elementos circunstanciais decisivos nos nossos destinos, oportunizando encontros, promovendo conhecimentos e unindo pessoas. E os caminhos não são apenas físicos. É possível trilhar por caminhos imaginários e divagar por entre as vias do pensamento, explorar a capacidade imaginativa e regressar com idéias razoáveis de entendimento. É deslumbrante navegar por sobre as ondas rumo ao encontro do céu e o mar. É viagem contemplativa olhar o por do sol e ter ao alcance dos nossos olhos o amarelo matizado de uma nuvem especial, tal qual um berço adredemente posto para adormecer a estrela solar. É romântico voltar os olhos para as estrelas numa noite de luar e deixar a poesia habitar o peito no submundo dos desejos mais escondidos. É intrigante viajar com instinto investigativo para desvendar o pensamento alheio, muitas vezes nos permitindo conclusões mirabolantes, curiosas, imprecisas e subjetivas, resultante das nossas elucubrações. É impressionante suscitar indagações aos nossos pensamentos, instigá-los sobre os mistérios da vida e as coisas do mundo, emprestando um quase nada que achamos saber, para interpretar o que desejamos conhecer. É prazeroso caminharmos por entre as narrativas literárias, penetrarmos na criatividade do autor e em suas asas compartilharmos das mesmas emoções. É indescritível a sensação de regressarmos o nosso pensar para os tempos idos, por meio da imaginação ou estimulados por experiências alheias, e sentirmos como se nos encontrássemos com um passado que julgamos ter vivido, em face dos nossos desejos e reações. É misterioso crermos no que não vemos, e ainda projetarmos nossa vida sob a égide de comandos que nos conduzem disciplinadamente pela simples força da fé. É maravilhoso viver a vida inteira trilhando caminhos, conhecendo coisas, encontrando gentes, com a certeza de que estes caminhos nunca terão fim. É inexplicável e ao mesmo tempo sensacional caminharmos por toda a nossa vida, por todos os caminhos, encontrarmos tantas coisas, conhecermos tanta gente, e mesmo assim, sentirmos a sensação de que deveríamos continuar. Então caminhe, caminhe e caminhe, por entre quaisquer dessas vias. Viage, certo de que há sempre uma descoberta esperando por você. Porque a vida é um eterno caminhar.

Professor José Ribeiro de Oliveira
Enviado por Professor José Ribeiro de Oliveira em 05/07/2011
Reeditado em 06/07/2011
Código do texto: T3077956
Classificação de conteúdo: seguro