Seres racionais

Nós seres humanos somos dotados de sabedoria, beneficiados com o dom do raciocínio, mas será que somos realmente dignos disso? Eu confesso que tenho as minhas dúvidas. Nós seres pensantes somos muito difíceis de lidar, complexos demais, às vezes praticamos ações que não condizem com o que aprendemos, agimos sem pensar e acabamos no prejudicando por isso. Será que agir sem pensar é coisa de um ser racional? Quantas vezes desejamos o mal àquelas pessoas que nos magoaram? Quantas vezes nós brigamos por motivos tolos, só por que queremos ser os donos da razão? Quantos de nós somos orgulhosos? Que atire a primeira pedra quem não se encaixa em algumas dessas situações!

Certa vez eu li: ”Os animais são anjos disfarçados enviados por Deus para ensinar o homem o que é dignidade”. Sábias palavras, sábio Charles Chaplin. Com essa frase ele quis dizer que, por mais que você seja pobre, doente, sem casa e nem comida, eles, os animais sempre estarão ao seu lado, à única coisa que eles pedem em troca é carinho e atenção. Os animais são mais dignos de honra que os seres humanos. Se você bater em seu cachorro, em menos de cinco minutos ele esquecerá e virá brincar com você. Ele não guarda rancor, mágoa e nem te deseja mal, por que ele sabe que, apesar de tudo, você gosta dele e que vai protegê-lo.

Assim como nós, os animais são seres vivos e têm sentimentos. Eles sentem fome, frio, medo, alegria, tristeza, dor. Só que nós podemos nos cobrir, fazer nossa comida, e curar a nossa dor, e eles não, nossos bichos são totalmente dependentes de nós, e nós devemos suprir essa necessidade, afinal é uma vida que temos em nossas mãos.

Os animais são tão preciosos para Deus quanto nós mesmos, por que eles sim são puros de coração e não têm pecados. Agora nós, imperfeitos não damos valor a essa criaturas que, dia a dia nos mostram o que é amor e a amizade verdadeira.

Vai me dizer que você nunca falou mal algum vizinho, brigou com alguém, feriu o sentimento de uma pessoa próxima, falou mal de alguém hoje? Quantas pessoas você afastou de sua vida? Quantos amigos você perdeu por não pensar antes de agir? Quantas pessoas você ignorou por não pertencer a mesma classe, por ter algum tipo de doença, ou até mesmo por não ter nada de valor para oferecer? Viu-se aqui né? Eu também me vi aqui! Reflita sobre isso e pense em como você pode melhorar...

Manu Nascimento
Enviado por Manu Nascimento em 06/07/2011
Código do texto: T3079263
Classificação de conteúdo: seguro