OS PAPA - TERRAS AO SOL DO PLANALTO !!!!

OS PAPA -TERRAS AO SOL

O Papa-terra é um peixe que predomina em todo o território brasileiro, podendo ser encontrado do Oiapoque ao Chuí. É pescado o ano todo, sendo a melhor época é durante o período do verão, visto a água mais quente. Os nomes vulgares variam muito de uma região para outra: Betara, Embetara, Perna de Moça, Papa-terra, etc...

No nosso Goiás, ele aparece em lagos, ribeirões, rios, barras de córregos com águas sujas com rios maiores, lagoas e remansos.

Como é interessante, estes dias passados, fui ao supermercado para fazer compras, me deparei com um casal olhando para um grande Papa-terra e comentando, como fazer este peixe, assado, frito, cozido, etc. Eu como um conhecedor dos rumos da cozinha Papa terrística, me envolvi na conversa e repassei uma simples e antiga receita. A) retire a cabeça do Peixe para fazer um Pirão com pimenta; B) Lave o Peixe com Limão e Sal; C) Faça um recheio com: tomate, cebola, alho, cheiro verde, pimentão e pimenta. (coloque tudo numa panela com azeite bem quente – pela ordem) após amolecer e fritar sem sapecar, colocar farinha temperada, ficando mollhadinha. D) Depois, rechear o Peixe amarrando com fio dental ou colocar palitos, envolver com papel alumínio. E) Descasque algumas batatas coloque para cozinhar com água e sal, por um tempo, quando ficar ao dente, ponha na forma, com o peixe envolto papel alumínio e coloque para assar. F) Quando as batatas Dourarem tire o papel e deixe o Peixe pegar um pouco de calor para secar. G) Fure as batatas e coloque um pouco de mostarda com manteiga de leite, quando ainda quente. F) Faça um arroz branquinho. H) Salada tropical e outros acompanhamentos.

Quando terminei, a mulher virou para o esposo e disse, você da conta de fazer? ele sorriu e retrucou ! eu não mulher, é melhor e mais aplumado comprar pronto, não dá tanto trabalhado, posso beber as minhas geladinha numa boa e saiu resmungando, me olhando com uma cara assustada.

Eu lembrei naquele momento, que certa vez, estava eu a Beira do Rio Claro, num local especial onde desaguava um córrego de águas cristalinas que poderia olhar o fundo o vai e vem dos peixes e me deparei com umas 50 desta espécies, lindas, brilhantes de todo o tamanho e peso. Postei atrás de um Buriti fiquei observando-as e percebi o reflexo dourado do Sol neste local. Naquele momento eu respirei com profundidade a paz e harmonia de peixes e natureza, eles sentido aquele calor e a natureza nua observa aquele lindeza e boniteza (todas de barriguinha para acima).

O engraçado é que a nossa mente armazena infinitas situações durante a vida, quando menos se espera surge a informação que realmente foi uma fotografia linda e nunca mais vivida pelos meus olhos, fotografando uma parte da vida que passava naquele instante.

Mais um ponto que ficou gravado e fez com que eu registrasse para não esquecer aquele momento mágico. Sinto saudades, principalmente porque também me fez lembrar dos dois companheiros que estavam comigo nesta empreitada se encontram pescando no outro lado.

Kulayb
Enviado por Kulayb em 08/07/2011
Reeditado em 27/07/2011
Código do texto: T3083194
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.