MARANHÃO DO SUL

José Ribeiro de Oliveira

Quem quer? Quem luta para conseguir? Qual é a realidade do processo em andamento (se é que existe)? Quem é quem nessa história? O que estão fazendo? A quem quer que se pergunte sobre o Maranhão do Sul, sobrevém uma resposta impensada, que traduzida significa: "vai depender da vontade da oligarquia dominante no Maranhão". Isto não é verdade. A bandeira Maranhão do Sul tem simpatia de grande parte da população alvo da emancipação, que traduzida em votos, vem servindo, ao longo dos anos, para alavancar projeções políticas de inertes indivíduos. Há imensa dúvida da população quanto aos atos que já foram praticados e o caminho que resta para percorrer. Uma luta como esta não se vence com vaidade e valentia de um só soldado. A decisão formal que constituirá o novo Estado é essencialmente movida pela manifestação da maioria dos interessados. Se não há esta determinação, induvidosa e visível, conduziremos apenas sonho. E sonho nunca se realiza se não o transformarmos em meta. Sonho povoa a mente dos adormecidos. Meta é vontade decidida e determinada para acontecer. Esta luta não depende da vontade deste ou daquele político, mas da determinação de todos os alcançados pela emancipação, e se efetivará por via de atos concretos e objetivos de quem a conduz. E um alerta: não deixem que a ferrugem ultrapasse os limites geopolíticos e ideológicos e contaminem a nova célula.

Professor José Ribeiro de Oliveira
Enviado por Professor José Ribeiro de Oliveira em 09/07/2011
Código do texto: T3084904
Classificação de conteúdo: seguro