EGOÍSMO, QUEM NÃO O TEM?!

Um palavrão? Ou um xingamento desses que ninguém gosta de ouvir? Não, nem uma coisa nem outra. Embora a maioria das pessoas não goste ouvi-lo, principalmente quando este lhe objeta, o egoísmo é um sentimento peculiar a todos os mortais. Entretanto, é pertinente que se faça uma distinção ente o ser e o se comportar de forma egoísta. Mas, a confusão que se faz em relação a isso, não cabe em livro, muito menos em minha cabeça.

É comum se ouvir expressões do tipo:

- O amor não é egoísta...

- O mundo não gira em torno de ti...

- A vida tem que ser compartilhada...

- O egoísmo compromete qualquer relacionamento...

Ora, disso tudo, nós sabemos e, digamos que... em parte, concordamos! Mas convenhamos que além de serem expressões generalizadas, são conceitos. E como todos os conceitos, flexionam de acordo com a prática e o contexto.

Tudo bem, você pode não se incomodar em compartilhar seu perfume francês com sua vizinha, sempre que ela for ver a namorado; não se importar com o fato de sua mãe sempre priorizar a sua irmã; quando tem apenas dois ingressos para irem ao cinema; ou até mesmo convidar o melhor amigo de sua mulher para dormir com vocês na mesma cama...

Ainda assim, existirão coisas que você não dividirá com ninguém; um momento que você o queira absolutamente como seu; e, certamente, doerá em você o fato de ser preterido(a) por alguém a quem ama, simplesmente por outra pessoa ocupar um lugar que o quisera seu.

Nesses momentos meu coração é egoísta e minha cabeça também. Meu mundo fica pequeno e não cabe conceitos moralistas, idéias sensacionalistas dos que pressionam por nunca impressionar.

Ou você vai me dizer que não quer ser aquele(a) sempre lembrado(a) na música preferida, no poema de amor, na mensagem contida nos olhos de quem você ama? Ou que nunca se trancou em seu quarto, se distanciou de todos em uma praia, só para se sentir dono(a) daquele espaço?

Se você nunca fez nada disso, é você quem é o verdadeiro egoísta por deter uma postura divina e não dividir com ninguém – Se é que se pode considerar Deus, indene ao egoísmo.

Ivone Alves Sol