Saudades de PRESTES

Hoje bateu uma saudade... Diretas Já! Eu ali. Ali não. No palanque como uma das assessoras, melhor definindo, companheirinhas, de Luiz Carlos Prestes, - o Cavaleiro da Esperança! A outra menina dos olhos do “Velho” era Patrícia. Sempre alegre e brincalhona. Éramos tão jovens e ao mesmo tempo extremamente responáveis e cientes de nossa responsabilidade em meio ao que se definia como “a Juventude Prestista”. É frase feita, mas de fato “eu era feliz e não sabia...”. Como aprendi com ele! Há quem possa pensar que eram apenas ensinamentos Marxistas, comunistas, mas não. Prestes era um homem sábio, culto e aberto a novas ideias e sempre antenado com as evoluções do país e da Humanidade como um todo. Era um visionário e talvez por isso tenha se desvinculado do Partido Comunista e aberto seu próprio escritório com suas próprias ideias e ideais. Valorizava toda e qualquer sugestão que um de nós, jovens, levasse até ele. Sabia escutar e ensinava o valor do “ouvir”. Valor que venho aprendendo até hoje... Emoldurando, corrigindo-me a cada deslize!

É. Bateu saudades. De tudo o que aprendi e deixei de aprender e aproveitar quando me afastei levada por uma paixão tresloucada por um de seus seguranças. Com o tal segurança que não estava ali pelo valor do aprendizado fui embora com a mochila nas costas para o interior de Goiás, mas esta é outra história... O que me levou e leva a escrever agora é o orgulho de ter participado ativamente de um dos períodos mais delicados da História do Brasil: o início de nossa democracia. E tudo o que desejo é que ela, - a verdadeira democracia-, se estabilize a cada dia com raízes profundas no solo e na mente do Brasil.

A vida segue seu curso e muita coisa mudou em minha vida desde então e no entanto, enquanto eu não contar toda a História sei que não vou sossegar. É preciso. Navegar pra frente é preciso... Não esquecer as raízes é fundamental para se navegar com mais foco e clareza do rumo que se quer tomar!

by MarCela Torres

MarCela Torres
Enviado por MarCela Torres em 10/07/2011
Código do texto: T3085889
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.