O nome da avenida

Dia desses trocaram o nome de um trecho da avenida principal da nossa cidade (Salesópolis/SP), marginal direita do Rio Paraitinga.

O nome anterior (Av. Prof. Adhemar Bolina) homenageava um ex-diretor de escola (que foi também vereador nas primeiras legislaturas do município em meados do século passado). Foi uma figura realmente importante para a comunidade e um exemplo de personalidade.

Seu nome teria sido substituído por outro que faleceu recentemente, que já foi prefeito na cidade e vem de família influente (econômica e politicamente) no município desde a primeira legislatura (nos dois Poderes: Executivo e Legislativo).

Um dia, porém, talvez seja preciso trocar novamente, pois esta avenida foi aberta "no peito" por um prefeito da "outra família” (são duas que comandam o Poder por aqui; não que eu defenda esta ou aquela).

Mas este realmente merece! (sem entrar, obviamente, no mérito dos motivos pelo qual o outro também possa merecer) Afinal, nem o operador do trator de esteiras queria invadir os quintais na marginal do rio com medo das ameaças dos proprietários.

O prefeito subiu na máquina e fez ele mesmo o serviço. Sem essa iniciativa e coragem esta avenida que hoje vemos jamais teria existido. Obviamente que houve depois um preço a ser pago em administração posterior (dois mandatos após), a título de indenização (esta é uma crônica à parte envolvendo a Oposição ao mandato imediatamente posterior, um processo de indenização e o pagamento quando o principal articulador da campanha assume a cadeira do Executivo e libera o pagamento com direito, provavelmente, à sua parte como advogado da questão).

Mas se fosse para ouvir a Assessoria Jurídica (provavelmente a do próprio irmão - que também pode ter sido um dos beneficiados no processo), que geralmente assusta os prefeitos em iniciativas semelhantes, não teríamos hoje essa importante via de acesso que une de ponta a ponta três entradas e saídas principais da cidade (Paraibuna e Litoral Norte, Santa Branca e Vale do Paraíba, Mogi das Cruzes e eixo São Paulo).

Alguém se lembrará disso no dia que ele morrer?... Tomara que ainda demore muito, mas eu gostaria de estar aqui para defender esse ponto de vista ou pelo menos saber quem teria essa iniciativa. Porque, independente de qualquer outra coisa ou justificativa, é uma questão rara de justiça e coerência!

No que me diz respeito, porém, fica registrada aqui a minha opinião para ser discutida no futuro e, quem sabe até, deixar também seu nome em pelo menos um trecho desta avenida a exemplo do que foi feito agora.

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 10/07/2011
Reeditado em 11/05/2015
Código do texto: T3086466
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.