A VERDADE E A MENTIRA

José Ribeiro de Oliveira

A Verdade é uma santa, a Mentira, uma prostituta!

Como uma santa, a verdade, se nos aparece, mostra-se com a mais serena face, realçando a mais clara expressão, o mais lúcido pensamento, a imagem real, o mais puro sentimento, a mais profunda razão, a exata conclusão, o perfeito entendimento, a mais nítida compreensão, a idéia acabada, a genuína visão, a resposta absoluta, a essência principal, o que se busca ou que se esconde, o aonde, a verdade.

A mentira é o alento dos iludidos, uma verdade genérica, um subterfúgio, uma saída de emergência, a paisagem a olho míope, a conduta do covarde, o vício da mente frágil, o manto que só esconde, o engodo que trai a alma, a alegria dos insanos, a corrupção do espírito, o pensar degenerado, a falsidade, a ilusão, o certo artificioso, o sim para esconder o não.

Mas embora tão bonita, a verdade, às vezes, dita, gera insatisfação. Por isso nos enganamos e enganamos aos outros com verdades apuradas, quase verdades ou verdades contrafeitas.

Esta breve elucubração, na verdade não tem sentido direto com o que pretendo demonstrar em seguida. É apenas uma reflexão.

O que na verdade quero dizer é que a verdade dói! Ou não dói ? Se doer, certamente só incomoda àqueles que vivem da mentira.

Professor José Ribeiro de Oliveira
Enviado por Professor José Ribeiro de Oliveira em 10/07/2011
Reeditado em 03/09/2011
Código do texto: T3087150
Classificação de conteúdo: seguro