Carapuça   2
 
A carapuça serviu?
Significa que a verdade foi dita!
Ao vestir a carapuça, a instabilidade emocional se aloja e a partir daí o raciocínio fica truncado e tudo que for dito ou escrito soa como ameaça.
Qualquer comentário escrito ou opinião posterior a “suposta ofensa” não é mais entendida.
Ainda que seja claro  que não houve maldade, quem se considera ofendido não entende, a raiva não deixa que perceba  o verdadeiro sentido.

Leva para o lado pessoal e condena qualquer julgamento por mais isento que possa ter sido, torna-se um analfabeto funcional, lê, mas não entende.
Ou melhor, apenas entende o que lhe for conveniente para se sentir afrontado e revidar...
Na verdade tal reação não causa surpresa, ao contrário, é sinal que a carapuça estava na cabeça certa!
Todos nós temos uma carapuça, alguns a veste muitas vezes e outros raramente, mas dela ninguém escapa de um modo ou de outro um dia ela aparece.
O segredo está nas diferentes reações diante dela...
Quem escreve sabe que nos amparamos nos fatos da  vida, nas emoções, nas experiências, nos sonhos, na imaginação, tudo é matéria prima valiosa da qual nos valemos para nos expressarmos de modo interessante.
Afinal a imaginação está aí para ser usada não é?
Desfrutar dela é um dom dado a poucas pessoas, apenas aos privilegiados, um grupo “diferente” e por muitos considerados ultrapassados...
É triste, mas é verdade...
Posso estar sendo pessimista, sem duvida existe algumas poucas exceções, mas atualmente percebo na maioria o domínio da  ignorância camuflada, a brutalidade de sentimentos falsos guiados pelos valores do dinheiro,a total falta de ética e a importância da vaidade desmedida, onde não cabem os sonhos,fantasia e a verdadeira   pureza das emoções.
Sinceridade?  Sim, ela existe, mas só até o limite da conveniência...
Que fazer para que alguém que vestiu a “carapuça” a tome como um conselho para corrigir rotas e comportamentos errados, tirar dela uma lição para viver e conviver melhor?
Francamente? Não sei, nem imagino...
Apenas acredito ser muito difícil, para não dizer quase impossível...
 
.
 
 
M.H.P.M.