O Fundo do Poço do Quase

Lembra dos teu sonhos? Então me responda uma coisa se for possível.

- Quantos deles foram realizados? Quantos ficaram para trás?

Você sabia que a primeira Lei de Newton pode ser aplicada em teus sonhos? Ela diz que você pode sonhar a vida toda, mas se não houver movimento, se não houver ação, se não houver disciplina, se não houver determinação, se não houver disposição, nada acontecerá, você até pode semear, mas sem Cristo em sua vida, quando chegar a hora da colheita você encontrará mais joio do que trigo...

Eu explico:

Durante grande parte da sua vida, você fica com a "sensação gostosa" de que está em movimento e que você tem todo o tempo do mundo..., e para completar essa "sensação prazerosa", os seus sonhos são recheados pelo creme que atende pelo nome de endorfina, uma espécie de nirvana que você sente enquanto o tempo passa e você sentada, aplaude pela televisão o cantor que você queria ter sido, os dentes e os cabelos que você queria ter tido, e assim, o que era sonho vai lentamente virando pesadelo, até que finalmente o danoninho passa realmente a ser confundido como um bifinho..., é o fim? Não, mas já é um sinal de alerta.

Mas calma, os pensamentos estão se acomodando, você crescendo, tudo estar sob controle é uma questão de tempo, do tempo que você acha que o tempo tem, você ainda é muito nova e lá fora tem um mundão esperando pra ser explorado por você, e assim, de mãos no queixo e sob o peitoril da janela bem em frente à sua casa, você corre para assistir a banda passar cantando coisas de amor...

Ôpa! Acabou o comercial e você não remarcou o Ginecologista e nem o Dentista, mas e o que isso importa se os dentes do seu artista preferido continuam branquinhos..., e assim, vivendo dessa falsa impressão de que tudo está sob controle, você desenvolve a tese do "quase", você está quase chegando, mas não sabe aonde, você está quase passando nas provas, mas não estuda, você está quase trabalhando mas não faz nada, você está quase se formando, mas vive faltando aulas na Universidade, você está quase casando mas não tem efetivamente um homem em sua vida, mas você é mais que vencedora...

Você segue acreditando que sem orar, sem treinar, sem estudar, sem dedicação e sem disciplina, "endorfinadamente" falando, você conseguirá chegar..., e não chega..., e não chega porque? Não chega porque tostine é mais fresquinho? Não chega porque a culpa é do outro? Não chega porque a culpa é dos seus Pais? O outro não deixou você, estudar? O outro não deixou você trabalhar? O outro não deixou você crescer?..., e como não era pra ser diferente, um dia você recebe a visita de uma ilustre conhecida de todos nós que atende pelo nome de Depressão, que ao saber por você que a Realidade irá passar em frente a porta da sua casa, corre para tentar fechar todas as janelas, mas não tem jeito, ao passar a frente da sua casa a Realidade percebe um feixe de luz que sai da brecha da sua janela resolve dar um sonoro grito para saber como você vai..., você atônita ouve e manda ela entrar, mas ela alega que está com um pouco de pressa, e pede pra deixar essa visita para uma outra hora, ela entende perfeitamente afinal de contas é impossível conseguir dar atenção a Realidade e a Depressão ao mesmo tempo, e você então, apenas acena para a Realidade...

- Olha, se você encontrar a sabotagem por ae, diz que eu mandei um beijo pra ela. Diz você.

- Pode deixar que eu darei o recado. Diz a Realidade. - E parabéns, você como sempre, está maravilhosa nessa máscara de vítima...

- São os seus olhos. Diz você, que tomada pelo "elogio" resolve perguntar se a Realidade tem notícias do Fracasso.

- Claro que tenho, o Fracasso casou-se com a Sabotagem e estão vivendo muito felizes, pergunte a Depressão, eu soube que ela esteve no casamento, e assim a Realidade segue o caminho dela...

Já você, fica com uma sensação de inferioridade por ter sido tão fiel a eles e não ter sido convidada para o casamento, e de braços dados com a Depressão não deixa por menos e vai em busca de todas as justificativas injustificadas que foram especialmente fabricadas para alimentar o "Universo do Quase", e assim essa sensação: Quase te levanta; Quase te recupera; Quase te salva; Quase te liberta; Quase te ajuda..., e de quase em quase você chega exatamente onde você jamais desejou chegar, você chega ao fundo do "Poço do Quase", e ao chegar ao fundo desse poço, você descobre que esse fundo é infinito e por ser infinito,você agoniza mas não morre.

Você descobre que a mola propulsora desse poço desafia a lei da gravidade, e quanto mais você impulsiona com as suas próprias forças pra sair, mais você afunda..., até que um dia, já cansada de atalhos e de dar tantos impulsos em direção a saida e sem sucesso, você desiste, desiste de Deus, mas a vida não desiste de você, e você se pergunta como é que pode você continuar viva? sem perceber, que enquanto você desiste, Deus insiste, ele jamais desistiu de você, mas Deus! Que Deus? Não tinha Deus nessa história...

Sim, sempre teve e como Onisciente, Onipresente e Pai Zeloso que é, Deus aguarda entristecido pelo seu pedido de socorro, e porque ele aguarda?

Ele aguarda, porque você preferiu conversar primeiro com as drogas e não com ele;

Ele aguarda, porque você preferiu conversar primeiro com os mortos, e não com ele;

Ele aguarda, porque você preferiu primeiro procurar ajudar em seu signo e não com ele;

Ele aguarda, porque você confiou mais na fitinha que está amarrada no seu pulso do que confiar nele;

Ele aguarda, porque mesmo você tendo sido moldada pelas mãos dele, ainda paira sobre os teus pensamentos uma leve desconfiança que você realmente tenha vindo do macaco...

E Deus aguarda; Você chama o teu defunto preferido para te ajudar e nada muda, e Deus aguarda;

E você chama seu astrólogo preferido para te ajudar, e nada muda, e Deus aguarda;

E você usa sua pedra preferida e nada muda, e você usa a sua droga preferida, e nada muda, e Deus aguarda, e mesmo sendo colocado como último em sua fila de prioridades, ele pacientemente te aguarda, e você do meio do nada, cheia de razão de coisa nenhuma resolve desafia-lo, e ele, por amor a você, te ouve e aceita o seu desafio, e você ainda prepotentemente vivendo no vazio, abre uma lista de condições para aceitá-lo e Deus aceita, e enquanto você segue negociando cada condição, ele sonda o seu coração e encontra verdades, encontra entrega e força de vontade e Deus então te emerge do fundo do "Poço do Quase", para uma vida de realizações baseadas na realidade, baseadas na verdade que agora construida sobre a rocha, não te promete a extinção das aflições, isso é impossível, mas te garante vitórias por toda a eternidade...

É assim que o agir da misericórdia de Deus nos salva e nos tira do fundo do poço do quase...