METADE DE MIM

O grande filósofo e mestre Sócrates na Grécia antiga já dizia:"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses".

Este talvez seja um dos maiores ensinamentos que o homem já recebeu em todos os tempos a respeito de si mesmo, tendo em vista que cada pessoa é um " mundo" distinto, cada cabeça pensante é um ser diferente dos demais.

Então gostaria de fazer uma reflexão sobre este ensinamento socrático em sua profundidade, o que significa conhecer a mim mesmo? Isto implica em fazer uma análise sobre a minha vida em seu sentido geral, isto é, tentar responder algumas questões tais como: Quem sou? De onde venho? Para onde vou? Qual minha finalidade nesta existência? Aqui poderíamos citar respostas religiosas, espiritualistas, científicas, esotéricas dentre outras. Não vamos aqui nos reter à respostas prontas e acabadas, mas estamos em busca de respostas que com toda certeza estão dentro de cada um de nós em nossa alma. A pergunta que sempre nos fazemos é: "Quem sou"?

Esta provavelmente é a mais difícil de ser respondida, pois o ser humano não é um ser estático e já definido ele está em construção e em evolução.

Segundo a História, Sócrates não deixou nenhuma obra escrita, portanto o que sabemos é que foi um homem de muita sabedoria e pronto a ensinar e quando ele diz que se nos conhecermos a nós mesmos iremos também conhecer o universo e os deuses, podemos aqui

meditar acerca do universo enquanto algo infinito onde é a nossa morada, onde se encontra nossa galáxia, planêtas e constelações...Como o universo é complexo e perfeito! Obra grandiosa do Grande Arquiteto do Universo que é o nosso Deus, todavia podemos também pensar sobre os "deuses" dos quais cita Sócrates, levando em consideração a comunidade a qual ele estava inserido, pois na Grécia por volta de 469 a 399 a.C a grande maioria das pessoas eram politeístas. Mesmo essa comunidade estando num período de politeísmo devemos imaginar que esses deuses aos quais o mestre Sócrates se refere possa ser uma alusão às faculdades intelectivas às quais possuímos, sendo estas: o pensamento, a imaginação, a inteligência, a compreensão, a memória etc., pois estas faculdades são como deuses que possuímos dentro de nosso cérebro que também é um universo complexo.

Fico a pensar quem verdadeiramente sou e então vem a resposta: Eu não sou...Eu apenas estou sendo... Vou seguindo a diante sendo alguém e sinto que metade de mim pertence a este mundo físico onde necessito de água, comida, prazer, dinheiro, moradia, etc. Por outro lado a segunda metade de mim sente o impulso espiritual onde sou levado a buscar algo sublime e inefável: Deus. Tenho a ânsia de buscar o conhecimento e crescer, evoluir.

A busca por esse inefável faz com que tenha uma capacidade de desenvolver cada vez mais as faculdades intelectuais e emocionais que fazem parte do meu ser, portanto eu sou aquele que está sendo, ou seja, um ser físico e espiritual que têm duas metades que se completam e despertam em mim a vontade de viver e compreender a vida e as pessoas como elas são: Belas!

MARCIO ZANNOVITCH
Enviado por MARCIO ZANNOVITCH em 15/07/2011
Código do texto: T3097616
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.