GALHO SECO

Ao sair na sacada de minha casa numa manhã fria de inverno, olhando para uma árvore em frente, algo me chamou atenção nela, pois estava com seus galhos sem folhas e parecia sem vida. Fiquei ali fumando meu cachimbo e sentindo o vento que balançava meus cabelos me fazendo tremer e bater queixo de tanto frio...

Um galho seco estava lá quebrado e pendurado naquela árvore, pensei comigo mesmo: O que será que fez com que este galho secasse? Talvez a falta de água e sais minerais, falta de cuidados, quem sabe até pelo frio que o inverno trouxe, uma criança talvez tenha subido na árvore e pendurou-se naquele galho até que ele não aguentou, se quebrou e agora está lá bem seco. Continuei ali na janela todo enrolado num cobertor de algodão tomando uma xícara de chá de hortelã bem quentinho, olhei ao redor daquela árvore vi que as outras árvores também estavam sem folhas, mas apenas aquela estava com um galho seco e pendurado ainda em seu tronco.

Quantas vezes em nossa vida não percebemos que estamos como aquela árvore? Com nossos "galhos" quebrados, para baixo, secos e até sem vida.

Podemos aqui dizer algo sobre nossos sentimentos e pensamentos até porque eles movem, impulsionam o nosso viver. Estes sentimentos e pensamentos são como que nossos galhos, pois, se temos sentimentos negativos toda nossa estrutura fica abalada, ficamos receiosos diante das pessoas e da vida, por outro lado se temos pensamentos negativos nos tornamos pessoas frívolas, tristes e doentes e acabamos ficando que nem aquele galho seco pendurado no tronco da grande árvore para baixo e sem vida.

Pensamentos negativos assim como também sentimentos da mesma forma nos leva à uma condição terrível: A depressão, simplesmente ela começa com pensamentos negativos gerados pela ansiedade, angústia e estresse fazendo baixar significativamente nosso nível de "energia".

Na vida corrida dos tempos atuais, se faltar energia seja elétrica, heólica ou mecânica a vida fica bem mais difícil de ser levada adiante, imagine então se a nossa própria energia ficar reduzida, a queda dessa energia interior que temos dentro de nós é senão o primeiro, um dos primeiros sintomas da depressão.

Volto a observar o galho seco pendurado naquela árvore e lembro que no inverno as árvores perdem suas folhas e alguns galhos, pois faz parte de um processo natural de renovação e quando chegar a estação da primavera todas as árvores estarão lindas com sua folhas verdes e suas flores exuberantes. Penso então que a vida do homem e da mulher pode ser comparada ás árvores, ás vezes temos que nos desprender dos "galhos secos" do ódio, da maldade, da competição, da inveja e do egoísmo, para que possamos nos renovar e florescer para o mundo e manter sempre o nosso nível de energia elevado para que possa brotar em nós os galhos da virtude, da paz , justiça, verdade e amor...

Apago meu cachimbo, tomo todo meu chá de hortelâ saio da sacada e volto para dentro de minha casa admirando aquele galho seco, sabendo que ele luta pela vida agarrado ao velho tronco daquela árvore e espera pela renovação da natureza até que possa brotar e as aves possam novamente construir seus ninhos nele. E, me volto para dentro de mim, proponho uma renovação, uma conversão dos meus velhos hábitos, pensamentos, sentimentos e assim brotando, florescendo junto com toda humanidade para uma vida mais feliz!

MARCIO ZANNOVITCH
Enviado por MARCIO ZANNOVITCH em 17/07/2011
Reeditado em 19/07/2011
Código do texto: T3100891
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.