Esses moços.

Estes moços que vejo pela cidade nas praças, shoppings, estádios, a esbanjar alegria, sorrisos. Seres que circulam livres contentes pelos ônibus, para algumas são amados e para outra estranha raiva ou piadinhas jocosas. Os idosos que estão num crescente, ainda vivem de maneira desrespeitosa na sociedade, que discrimina e isola pessoas, como brinquedo velho pela da chegada de um novo. Nem mesmo com advento de leis, estatutos, para lhes reservar um pouco de respeito, a sociedade parece ignorar seus idosos.

Estes moços são espelhos vivos do que se quer ser ou pensa alcançar. Estão por aí com seus cabelos brancos, grisalhos ou pintados, mas todos carregam os números dos anos, a história viva de luta na construção e educação de famílias. São espelhos, que muito não querem mirar, por medo da verdade e do inevitável, que nos espera, ali na frente antes que o Sol se ponha de vez em nosso dia, neste plano.

Às vezes são considerados seres invisíveis na idiota ignorância, de quem não lhes considera causando irremediável angustia, como em ônibus coletivos, estabelecimentos comerciais, salas de recepções, áreas de estacionamentos e outros lugares onde lhe são reservados espaços especiais para lhes facilitar a circulação ou comodidade.

Uma sociedade que não respeita seus idosos está infectada de piores bactérias, que se possa imaginar, vão de encontro ao rumo natural da vida, esquecem do processo mutante a que estamos sujeitos nesta transição. Às vezes assisto a estes atos no seio familiar para com seus idosos e fico a imaginar, que tipo de vida há dentro daquele lar, que tipo de gente estará lançado na sociedade já tão pervertida. Lembro que os pais sempre rezavam a cartilha, de preparar os filhos como cidadãos e seres uteis à sociedade. Sinto que estamos a perder este elo.

Mas estes moços hoje com o fardo mais leve, menos sonhos e desejos, sobre os ombros caídos. Seus desejos se resumem em custo zero, esforço físico nada além de um sorriso, uma abraço, um afago. Muitas vezes lhes basta um bom dia alegre de coração. Pense nisso quando estiver de frente a uma situação que envolva uma pessoa idosa.

Lembre-se que este idoso será você amanhã.

Toninho.

18/07/2011.

Toninhobira
Enviado por Toninhobira em 18/07/2011
Código do texto: T3103212
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.