Títulos e autores

Tomei por hábito verificar diariamente, várias vezes ao dia inclusive, a contagem de leituras dos meus textos, aqui no recanto. Por um tanto de curiosidade, por necessidade de massagem no ego, necessidade de aceitação. Constatei algo interessante, que de certa forma, vem ao encontro de algo que costumo afirmar.

As mensagens que enviamos, ou seja, a razão que nos leva a escrever sobre algo, o conteúdo, tem para nós um significado que nem sempre é alcançado pelo leitor.

Sendo seus interesses diferentes dos nossos, sua compreensão, sua análise do texto, poderá divergir completamente da intenção do autor. Isso é importante.

Sendo transmitida essa compreensão diferente, ao autor, pode levá-lo a modificar seu enfoque, tornando mais clara sua intenção, ou pode mesmo, alterá-la, aceitando o ponto de vista do leitor como mais pertinente que o seu próprio.

Mas, fazendo essa minha conferência diária, observei o quanto o título dos textos interfere, motiva a escolha dos leitores, quanto ao texto a ser lido. Continuando meu raciocínio, lembrei-me de crônicas de autores bastante conhecidos, que não passam de um amontoado de bobagens sem nexo, mas que fazem grande sucesso, apenas por serem daquele autor.

Fazem pensar que foram escritos com a função de avaliar a capacidade intelectual de quem os lê. De analisar se são lidos apenas por levarem o nome do autor famoso, ou se há alguma reflexão sobre o seu conteúdo.

Acho que é isso que chamam de “manipulação da mídia”. De tanto serem citados textos e autores insossos, acabamos lendo-os apenas “para conferir”. E eles faturam.

Em algum lugar no tempo e no espaço, lá no passado, nem tão longínquo, alguém deve ter me ensinado sobre a importância do título a ser escolhido para uma redação, crônica, ou livro. E, como está um tanto longínqua essa lição, nem sempre recordo dela, pois que textos escritos sem tanta pretensão assim, alcançam um ótimo número de leituras, num espaço de tempo bem menor que outros, mais elaborados e, cheguei à conclusão, que o título que damos tem peso primordial na escolha da leitura.

Estou achando divertido e instrutivo, observar a evolução das visitas. Amados leitores, continuem prestigiando meus textos. Comentem à vontade. Meu ego agradece.