NINGUÉM NASCEU PRA SOFRER!
 

"E Deus disse à mulher : Multiplicarei grandemente a tua dor; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás os frutos que ela produzirá, todos os dias da tua vida" Gen 3 - 16-17


          Eu não tenho a menor dúvida de que, em sua gênese, o ser humano nasceu para ser feliz e viver ostentando em sua face o mais lindo dos sorrisos.
          Então, por que sofremos tanto? Será que Deus continua sendo esse Deus apresentado no Antigo Testamento: um Deus rancoroso, vingativo, implacável... Que se compraz com o sofrimento?
          Será que o sofrimento bate à nossa porta, por desígnio divino, ou por um processo de escolha voluntária, de nossa parte?
           Será que algum dia, Deus realmente se fez ódio, rancor... e encontrou prazer em ver a obra de sua criação "gemendo, como em dores de parto"?  
          É evidente que não! Qual mãe ou pai teria a capacidade de encontrar prazer no rosto de seu filho, desfigurado pela dor? Lembro-me das palavras de Jesus: "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem?"
          Os padres e pastores apregoam, a plenos pulmões: "- Deus é amor!!!"
         
Então, por que tanta dor, tanto sofrimento...? Das entranhas da terra, ouço gemidos, gritos, súplicas, preces desesperadas que parecem não encontrar eco no coração de Deus. Vejo pessoas descrentes, se sentindo abandonadas, perdidas, tentando encontrar respostas para a sua dor nas fugacidades mundanas. Instalam - em suas vidas - a busca desenfreada do prazer carnal,  como bálsâmo para aliviar as dores da alma.
          Pobre humanidade, que não percebe que a alma só se deixa alcançar e ferir, quando o corpo já se encontra despedaçado, desfigurado, vencido pela avassaladora força do pecado! E é ele, o doce pecado, que impõe todo e qualquer sofrimento ao ser humano.
          Deus continua sendo amor! E em sua infinita misericórdia, chora todos os dias ao contemplar a dureza dos nossos corações! E - pasmem! - Deus está rezando para que os nossos olhos se abram, nossos corações se enterneçam e nossas pernas nos levem a caminhar em Sua direção.
          Sofrer ou ser feliz? Não tenho a menor dúvida de que é um processo de escolha. Até quando optaremos pelo sofrimento? No dia em que nos cansarmos, bastará caminhar na direção desse Deus, que continua sendo amor e que nos espera, pacientemente, de braços abertos...
          Os mesmos braços que se abriram na Cruz!



 

Alexandre Brito - 23/07/2011

(*) Imagem: Google
          

Alexandre Brito
Enviado por Alexandre Brito em 23/07/2011
Código do texto: T3113062
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.