POR DETRÁS DOS ÓCULOS ESCUROS

Várias pessoas têm problemas de visão e não conseguem enxergar direito devido a uma sensibilidade à luz. Muitas pessoas usam óculos escuros alguns com receita oftalmológica e outros sem, algumas pessoas vão até a banca de camelô mais próxima e compram o acessório que encaixa melhor no perfil de seu rosto e também em suas condições financeiras, os mais prudentes vão às óticas e compram os óculos com garantia de qualidade ou mandam fabricar ali mesmo o utensílio.

O que me chama atenção são pessoas usando em todo tempo óculos escuros, alguns usam até durante o período noturno que estranho não? Outros usam e quando vêm falar comigo não consigo enxergar os olhos deles isso me deixa sem graça, pois gosto de olhar nos olhos das pessoas enquanto converso com elas.

Analizando esta situação podemos citar pessoas que se escondem por detrás dos óculos escuros devido à timidez, fragilidade diante de outras pessoas ou até mesmo por um hábito apenas por se sentirem bem. Tímidez é algo que muitas vezes atrapalha a comunicação entre a pessoa e o mundo à sua volta, pessoas tímidas sofrem muito porque parecem "ostras", muito fechadas e vivem apenas a sua individualidade, talvez por medo de se expôr ao mundo e receber críticas, talvez por sua própria escolha com o intuito de reservar-se diante da vida em sociedade.

A timidez segundo especialistas do comportamento humano, é uma inibição em situações em que pessoas se sentem "ameaçadas" pelos pensamentos de outras pessoas em relação a elas. Esta timidez serve para atrapalhar os objetivos das pessoas que sofrem deste mal, tanto no meio familiar e social, quanto no aspecto profissional. Atuando como um mecanismo de defesa a pessoa tímida avalia melhor e com mais cautela diversas situações que a envolve de maneira direta e muitas das vezes há um excesso de cautela e prudência podendo até atrapalhar a realização pessoal e profissional dela.

Podemos aqui avaliar que por detrás dos óculos escuros, escondem-se da luz ofuscante do sol diante da visão; escondem-se da luz ofuscante da realidade cruel que envolve a vida humana; escondem-se da crítica do mundo em relação à singularidade da pessoa, ou seja escondem-se do inferno como dizia Sartre: " Meu inferno são os outros". Mesmo caladas, em silêncio as pessoas são julgadas e condenadas, pois enquanto se aponta um dedo para alguém, tem outros cinco sendo apontados para nós...Quem sabe é melhor ficarmos por detrás dos nossos óculos escuros e protegidos do inferno...

MARCIO ZANNOVITCH
Enviado por MARCIO ZANNOVITCH em 23/07/2011
Código do texto: T3113377
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.