O que é mesmo o Natal?

Tantos Natais já passaram por mim, que eu estou um tanto esmaecida, como os enfeites que tiro da gaveta todos os anos.

Para entrar no clima de Natal, preciso antes fazer um "laboratório", a fim de sacudir todo o ranço do burburinho comercial dessa data.

Depois de muitas tentativas frustradas, começo a vislumbrar algumas luzes (não as importadas do Paraguai),emanadas das pessoas, que enxergam, realmente, esse período, como uma oportunidade de renovar-se, de revestir-se do espírito de acolhida e de amor cristão - o verdadeiro "espírito de Natal".

Só a partir desse esforço é que começa, para mim, a espera do Natal.

Sem a pretensão de esgotar o assunto, apenas como expectadora externa do vai-e-vem das pessoas, nesse período, ainda não envolvida no "clima", resolvi, quase que por brincadeira, organizar o que observei. Será que você, leitor,teria alguma coisa a acrescentar? Aceito sugestões...

1 - Natal é tempo de renovação de fé?

As pessoas recordam o motivo da comemoração, isto é, o nascimento do menino Jesus e toda a expectativa que cercou esse evento. Renovam suas intenções de assumir atitudes cristãs, no seu viver diário.Frequentam mais as igrejas. Fazem orações nos lares.

2 - Natal é tempo de convivência familiar?

As pessoas se reunem, às vezes com grande sacrifíco, após longas viagens, aproveitando para renovar os laços que as unem a seus familiares - e passar alguns dias agradáveis, nesse convívio.Partilham alimentos, presentes, carinho.

3 - Natal é tempo de fortalecimento de amizades?

Nas comunidades profissionais, educativas, familiares, recreativas,etc., as pessoas celebram, trocam pequenos presentes e demonstrações de carinho.

4 - Natal é tempo de cultivar o amor?

Pessoas que se amam - em diferentes níveis e estágios - fazem demonstrações de carinho e abrem-se mais, afetivamente, acolhendo-se, presenteando-se e celebrando esse sentimento tão abençoado.

5 - Natal é tempo de caridade e solidariedade?

O "calor humano" se desenvolve em níveis mais elevados, nesse período, fazendo com que as pessoas deixem de olhar apenas para suas próprias necessidades e se compadeçam de seus semelhantes. O espírito natalino alimenta o desejo de ajudar, de ser bom, de compartilhar.

6 - Natal é tempo de alegria?

As pessoas, embora trabalhem mais(no comércio) e corram mais (compras), também sorriem mais, olham mais em volta, cumprimentando-se, mantendo um espírito mais jovial e bem humorado. Enfeitam suas casas (e lojas) com luzes, músicas típicas e cores.

7 - Natal é tempo de bons negócios?

Inegàvelmente há um aquecimento no comércio. Mais movimento nas lojas, o dinheiro gira rapidamente,há uma injeção de capital provindo do 13º salário, agito de compras e quitação de débitos. Há maior oferta de empregos (temporários). As pessoas sentem-se "compelidas" a gastar mais, acompanhando a onda de consumo.

Poderíamos nos estender mais e mais, pois o NATAL apresenta oportunidades para muitas atitudes e situações inusitadas. Basta estar aberto a elas. Vejamos para onde nos levaria a reflexão sobre esse acontecimento:

- Natal é tempo de encontro consigo mesmo?

- Natal é tempo de boa mesa?

- Natal é tempo de presentear?

- Natal é tempo de viver em função das crianças?

- Natal é tempo de orar mais?

- Natal é tempo de Boas Maneiras?

- Natal é tempo de festa?

...