Caminhos alternativos

É como dizem... se você só tem um limão, será impossível fazer uma limonada. Não dá para discutir com os fatos. O diferencial é como você reage diante disso. Uma pessoa desesperada e cabeça dura condena todos os deuses pelo infortúnio. Capaz até de morrer de sede. Mas quem consegue manter a calma e observa os elementos em volta acaba desenrolando uma bela caipirinha.

Reduzir as frustrações na vida requer mente aberta para encontrar caminhos alternativos sempre que uma porta se fecha. Não significa se contentar com pouco e desistir dos seus objetivos. É mais uma habilidade de conservar a clareza de pensamento quando a primeira tentativa não dá certo. Você pode xingar o destino, fazer uma birra de cinco segundos para desabafar. Depois, o segredo é respirar fundo e pôr em prática a paciência.

Embora a linha reta seja sempre o caminho mais prático, não é o único. Se necessário for, dê uma escapadinha pela esquerda, ande em círculos um pouco, admire a paisagem. Garanto que investir neste tempo extra trará algo de bom e você ainda criará novas chances de chegar aonde quer.

É verdade, porém, que esse dinâmico jogo de cintura traz dores de quadril como um dos riscos. Por isso, evite os excessos. Seja flexível enquanto luta pelos seus sonhos, mas não tanto que você se permita abrir mão dos seus princípios, do que considera essencial, ético.

Por exemplo, é saudável crescer com o ideal de ser médica, mas trocar de curso ao se apaixonar por Direito no meio do caminho. É prejudicial e triste desistir da Medicina porque alguém te desencoraja, há pressão para você ser psicóloga e seu primeiro paciente não teve o fim desejado.

Aos que ainda se mantém céticos quanto ao poder do jogo de cintura, meu último argumento é: relembre o passado. Eu consigo listar pelo menos uns 30 casos em que uma falha inicial me forçou a montar planos B, C, D com resultados muito satisfatórios.

Só quem quer identifica e saboreia o lado positivo que existe no meio da bagunça cotidiana que nos decepciona de tempos em tempos. Usar a teimosia como desculpa para empacar em um projeto que não tem espaço para evoluir não é persistência. É decisão de mula. Nessas horas, tenha a humildade e ousadia de cavar outros túneis rumo ao sucesso.

A vida não perde uma oportunidade de criar experiências memoráveis! Aproveita quem sabe equilibrar os fatores e começa a sambar um pouco conforme a música e um pouco conforme a vontade. Sempre sendo fiel a si. Afinal, trocar limonada por caipirinha só tem um final feliz para os que conseguem apreciar o gostinho de cachaça com açúcar.