A vida do planeta Terra – Campanha da Fraternidade desse ano

A Campanha da Fraternidade esse ano levanta uma tema muito discutido na atualidade: A vida do planeta Terra.

É um tema que por mais que se reflita, percebemos a necessidade de nos mantermos continuamente falando sobre o assunto.

A responsabilidade da vida no planeta depende de cada um de nós. Foi deixado para o homem a função de cuidar da terra de forma correta e justa. Todavia, o que vemos é a corrida desenfreada atrás do progresso, do lucro fácil e da acumulação de bens. Infelizmente muitos colocam a terra como um bem que se deve explorar indiscriminadamente ou acumular, esquecendo-se do sagrado valor social inserido nela.

O egoísmo humano é um dos maiores responsáveis pela destruição progressiva do meio ambiente em nosso planeta.

O ser humano pensa somente em si mesmo quando quer adquirir tecnologia que lhe traga conforto, bem estar, comodidade, facilidades e prazer. Desejar essas coisas não é condenável, entretanto, quando para se conseguir tudo isso for necessário destruir ou interromper o seguimento normal da natureza, as consequências inevitavelmente são catastróficas.

Muitos não querem admitir essa certeza. Pensam que podem tudo, que a natureza é renovável, que não há problema em dilapidar os recursos naturais que nos são oferecidos.

A natureza é renovável , mas não faz milagres.

A forma contínua e desenfreada com que é atacada não lhe oferece chances para se recuperar. O nosso planeta está ficando sem anticorpos diante de tantas doenças provocadas pelo ser humano.

A criação realmente geme, contudo a dor infelizmente não é de parto. É de agonia mesmo. Parto significa nascimento de uma nova vida e eu não vejo essa esperança brotando nas ações destrutivas dos seres humanos.

O gemido da terra espera pela oportunidade de renascer e de ganhar uma vida nova. Resta então aos seres humanos que se conscientizem e deem esse presente ao nosso planeta.

Fraternidade não é somente uma palavra bonita, pois ela é capaz de transformar nosso mundo caso todos nós a praticarmos.

Dar frutos e fornecer sombras reveste toda a luminosidade da fraternidade.

Ser irmão, repartir os meios que mantém a dignidade e a vida humana, respeitar o nosso planeta e todos os seres vivos que nele habitam. São ações que precisamos permitir nascerem em nossos ideais, objetivos e atitudes.

Afinal de contas pensar a vida e o planeta deve ser diariamente e não somente restringir-se apenas a 365 dias específicos escolhidos pela igreja.

Reflitamos seriamente a esse respeito e transformemos nossas maneiras de agir.