Analfabetismo Crônico

Um Político disse que sua mãe nasceu analfabeta, logo considerado uma gafe. Se pensarmos subjetivamente poderemos tirá-la da lista das gafes. Se os tataravós, bisavós, avós e pais eram analfabetos, essa pobre mãe já nasceu com este estigma É comum ouvir dizer: “ esse é analfabeto de pai e mãe”. Seria o mesmo que dizer: “ esse já nasceu rico”, nunca ouvi dizer que essa frase fosse uma gafe. A classificação de gafes depende de quem fala.

A ciência médica já explicou que uma gestante mal alimentada, consequentimente desnutrida, o bebe não recebe às proteínas necessárias para o seu desenvolvimento físico e intelectual, daí a dificuldade de aprendizado escolar. Conheço uma pessoa que frequentou escolas normais e especiais e não conseguiu aprender a letra O, esse nasceu analfabeto ou não? Só sei que isso é muito comum nos bolsões de pobreza. No máximo são analfabetos funcionais para serem hospedeiros da classe dominante. Quem não se lembra de um candidato a presidente da República em 1989 em demagogia criticando um artigo de um antropólogo que mostrava a miséria de uma região do nosso Brasil, onde nasciam crianças-gabiru, vítimas da fome.

O Bolsa Família preocupou institucionalmente com o estomago e cérebro dos mais carentes. As famílias ficam obrigadas por lei a matricularem seus filhos em escolas públicas e acompanharem seus desempenhos escolares.

Lair Estanislau Alves Janeiro de 2002.

Sô Lalá
Enviado por Sô Lalá em 30/07/2011
Reeditado em 29/03/2014
Código do texto: T3128089
Classificação de conteúdo: seguro