Sorria... nem tudo é pepino!

Qualidade de vida. Já ouvi muitas definições do que é isso e de como alcançar esse lindo nirvana. De meditação a paraquedismo, os segredos para a felicidade são inúmeros e bastante subjetivos. Cada um tem sua preferência. E tudo, na minha opinião, pode ser resumido como “pausa”.

Não é parar o mundo. É fazer uma divisão clara e objetiva entre joios e trigos para que, na hora certa, fique fácil deixar as dores de cabeça em standby e permitir que a parte boa da vida ganhe mais espaço.

Fazer do seu dia-a-dia um lugar confortável requer uma linha bem visível de deveres versus prazeres. Assim, gradativamente, você sente que não está apenas sobrevivendo, produzindo, colaborando com o ciclo capitalista, mas aproveitando. Porque é bem verdade que o labor dignifica a alma, no entanto, nem só disso evolui o homem.

Uma dica é estabelecer um limite máximo de trabalho (e/ou estudo) diário. Sendo realista, sabe-se que é necessário abrir exceções para momentos de crise que forçam as famosas horas-extras. Porém, é inteligente se fazer o favor de dizer chega, afrouxar o nó da gravata, abrir uma garrafa de vinho e curtir uma música.

Outra ideia é identificar sua casa e o lado pessoal como um território sagrado. Semelhante a água e óleo, seus problemas de rua não devem ser descontados em cima de quem te ama. Não existe essa mistura. Nem seu momento no doce lar pode virar divã para você apenas lamentar, esbravejar e reclamar da vida. Tudo bem, desabafe um pouco. Depois, presentei-se dando aquela pausa nos pepinos. Dê play apenas no que te permite relaxar.

O kosmo, a vida – ou seja lá que nome você dá a esse boi – ama o equilíbrio. Por isso, tenha certeza de que há lugar para tudo, tarefas e lazer. Principalmente quando as pessoas se convencem de que não é errado, o oitavo pecado capital, dar uma tempo no frenesi das obrigações.

Os dias fluem tão mais fácil quando se sabe que depois da hora x é o momento de explorar uma versão mais leve de si mesmo. É possível até mesmo rir dos próprios problemas. E, acredite ou não, quem embarca por esse caminho acorda renovado, com as baterias verdadeiramente recarregadas para enfrentar o mundo cruel na manhã seguinte.

Qualidade de vida não é ter luxos de riquinho mimado sem calos na mão porque nunca precisou ser adulto, com todo o peso da palavra. É um bem-estar inerente a quem põe a mão na massa, porém, sabe curtir o outro lado. Fazer dinheiro, economizar um pouco, mas também... gastá-lo!

O bom e o ruim da nossa história é que nada é absoluto, completamente triste ou plenamente satisfeito. Na verdade, a vida é um grande banquete. Cheio de pepinões, sabores amargos. No entanto, há sempre muito, muito para ser aproveitado. Inteligente é quem cria tempo para ser feliz.