UM NOVO OLHAR PARA A CULTURA

No dia 21 de maio, deste ano, fizemos o lançamento do nosso livro “UMA COLCHA CEM RETALHOS”, em Condado-PE, minha terra natal. Aproveitando o ensejo, também lançamos o CD “CAUSOS E CORDÉIS”, de minha autoria, em parceria com o poeta Felipe Júnior.

Há mais de dois anos, estou afastado de Condado, pois vim para o Recife, me dedicar à literatura e à poesia, além de cursar o Mestrado em Agronomia (Melhoramento Genético de Plantas). Estas, foram as atividades que encontrei para esquecer a política, da qual saí por vontade própria, apesar de ter exercido dois mandatos de vereador naquela cidade.

Sou conhecido por todos os condadenses, mas apenas como amigo ou político, nunca como poeta, cordelista ou escritor. Por isso, jamais imaginei que seríamos tão bem recebidos pelos nossos conterrâneos e amigos.

O público foi o mais eclético possível, indo dos adolescentes aos idosos, do gari ao maior empresário da cidade, mas, a presença marcante foi dos professores e professoras das escolas municipais, estaduais e particulares do município.

Eu tinha certeza que realizaríamos um grande show, pois estávamos acompanhados de excelentes poetas declamadores da Unicordel (União dos Cordelistas de Pernambuco), como Kerllle de Magalhães, Susana Morais, Adiel Luna e Edgar Diniz, além de Felipe Júnior e eu. Porém, o sucesso do evento foi algo extraordinário, tanto pelo grande público presente, quanto pelas atrações locais e pelas vendas do livro e do CD.

De Condado, tivemos a participação do “Grupo Piratas do Mé”, que, após alguns anos fora de atividade, ensaiou uma semana e nos prestigiou com uma excelente apresentação, tocando sambas autorais, alguns dos quais, também de minha autoria. De um grupo de jovens, tocando músicas instrumentais, que deu um show. Da jovem dupla, Anderson do Trombone e Beto do Sax, integrantes da Filarmônica 28 de Junho, que também arrasaram. Do poeta condadense, Josevaldo Soares, que declamou textos dos CD’s de sua autoria, “Para ouvir e Refletir”, volumes 1 e 2, e do maior rabequeiro do Brasil, aliancense, que reside em Condado, Seu Luiz Paixão, que fez um grande espetáculo acompanhado do poeta Adiel Luna.

Fiquei bastante feliz por toda essa receptividade e pelo sucesso do evento, e, mais ainda, pela espontaneidade do público, que ficou das 19 às 24 horas, sem arredar pé e pedindo mais apresentações dos poetas.

Em uma cidade que não tem tradição de realizar recitais poéticos, nem valorizar os artistas da terra, acho que quebramos o tabu e fizemos o povo condadense ter um novo olhar para a cultura local e da região. Graças a Deus!

Obrigado a todos os condadenses e a todos os artistas da Unicordel!