ENSINO RELIGIOSO

O ensino religioso é matéria facultativa das escolas.

Mesmo assim muitas pessoas pensam que ensino religioso é falar de Deus como se ele fosse um ser distante e bem supremo.

Nada disso. No ensino religioso, antes de tudo, lembra-se de um Deus bem perto de nós, no “meio de nós”, caminhando e fazendo história conosco, através de seu filho Jesus Cristo.

A nossa centralidade está em Jesus filho de Deus, que nos convida a sermos seus discípulos, realizando tudo que ele nos ensinou.

Assim a orientação ou ensino religioso passa por todos os caminhos onde haja um cristão, que no dizer do saudoso Papa Pio XII “é alter Christus”.

Dessa maneira, em tudo o que realizamos em favor de nossos irmãos estamos transmitindo o ensino religioso.

A atenção aos irmãos menos favorecidos através das entidades sociais; as atividades político - partidárias em favor de nossas comunidades e tantas coisas nos fazem cumpridores, ou melhor, seguidores do ensino religioso.

Quer queiramos ou não, o ensino religioso faz parte de nossas vidas, pois se não o praticamos, gostaríamos de ver alguém praticando em nosso favor.

A base do ensino religioso é uma só:

- Aquilo que nos propôs o Filho de Deus, quando em sua passagem pelo mundo ao nos dizer:

- Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em plenitude! (João 10, 10).

Que sejamos um como o Pai e Ele são um.

Carvalho Santos
Enviado por Carvalho Santos em 08/12/2006
Código do texto: T313107