Feliz Ano Velho

Na retrospectiva 2006...

Vimos fatos relevantes, notícias escaldantes...

Vimos um pouco da mesma corrupção que já nos é de praxe.

Também vimos as eleições que nada mudaram.

Vimos festas e o mesmo carnaval de fevereiro. Mas será que presenciamos as mesmas desgraças mundiais? Não, foram outras, distintas. Porém, não deixaram de ser desgraças...

Muitos avanços na ciência? Não, os mesmo já previstos. Guerras religiosas? Dessa vez até o papa talvez tenha sido pouco eloqüente. Novos maremotos? Só remotas previsões. E a copa do mundo? Um desastre nacional. Mas os italianos felizes ficaram, afinal, não se pode agradar a todos.

E com tudo isso, não podemos esquecer a mais célebre condenação à forca de todos os tempos. Alguns dizem que foi merecida, outros tem pena. E nós? Míseros cidadãos da mesma nação brasileira? Não nos interferiu nada a vida. Continuamos a ser o que somos: brasileiros. Nem que tenhamos vivido a mercê de novas CPIs... Nem que tenhamos testemunhado supostas interpretações a respeito de declarações do pontífice de Roma... Nem que tenhamos que conviver novamente com o mesmo chefe de Estado por mais quatro anos. Nem que tenhamos agora a chamada auto-suficiência em petróleo... Porque os preços do combustível do qual todos necessitamos não mudará para sempre nossas vidas...

E todos os fatos relevantes de 2006... Foram todos de praxe.

Porque uma coisa é mudar, outra coisa é mudar para melhor...

E o mundo continua com a mesma fome dantes... Com a mesma violência dantes. E os seres humanos com a mesma ganância de sempre.

Uma coisa é o ano passar, outra coisa é fazer dele um agente de prosperidade...

Afinal, a vida é a mesma, a mesma precursora dessa contínua realidade...

Andrea Sá
Enviado por Andrea Sá em 08/12/2006
Reeditado em 08/12/2006
Código do texto: T313235