A gratidão

Certa vez, Manoel, um jovem de coração bondoso, quando morava em Feira de Santana, um colega ligou para ele, pedindo para acompanhar uma senhora que necessitava de alguém para acompanhá-la ao médico, a mesma tinha doença de chagas. Acompanhou-a, com carinho e atenção e, era uma atividade bem simples, precisando apenas de tempo e boa vontade.

O que mais chamou a atenção foi à consideração que, não apenas da senhora e da família para com ele. Mais impressionante ainda é que esta mesma consideração permanece após quase dez anos. Outro dia uma gentileza surpreendeu-o como raras vezes acontece em nossas vidas.

A filha de D. Lourdes, a senhora que acompanhou, ao vê-lo na Agência do INSS, informou que tinha uma encomenda para ele. O que seria!? Aguardou. Pouco tempo após chega com uma sacola com um recipiente, parecendo estar cheio e, disse que foi a mãe que havia lhe mandado. Abriu a sacola e levantou a tampa do recipiente, aproximou o rosto curioso e espiou, sentindo o cheiro, pensou, é doce de umbu.

Outro dia desses, encontrou Galego, genro de D. Lourdes, este, disse-lhe que a encomenda era algo muito simples e, antes de enviar falou a sua esposa. – Pelo que o rapaz fez poderia mandar algo melhor. Ela respondeu – É o que nós temos. Manoel lhe falou – O que importa é a intenção e o sentimento! Galego, disse ainda - Quando você precisar da gente, pode nos procurar. Você é uma pessoa que à época nem conhecia a gente, nunca tinha visto e tratou minha sogra tão bem.

Este gesto puro e bonito de gratidão, põe-se como uma lição de vida para nós, sim, uma lição para Manoel, pois, nem sempre temos esse reconhecimento pelo benefício que as pessoas nos fazem e, podemos correr o grave risco de esquecer, mesmo pelo gesto mais simples.

Um gesto tão singelo, tão pequeno e... tão nobre. Não precisou de dinheiro, apenas de tempo e boa vontade para fazer-se presente com o outro, em sua necessidade. Acompanhou D. Lourdes e, nunca o esqueceu; quando encontra a senhora, a filha e Galego na rua trocam um bom dia ou boa tarde com animação e, como é bom! Enfim, quanto reconhecimento e gratidão, mesmo já tendo passado quase dez anos.

Zenilton
Enviado por Zenilton em 03/08/2011
Código do texto: T3137252