Do que sorri Maceió



 
“As praças do Centro de Maceió já foram por muito tempo ponto de encontro da juventude com festas promovidas pela comunidade católica. Ganharam novo visual no inicio dos anos 60, com a modernização, que deu origem ao nome “Cidade Sorriso”. Não são muitas, mas ainda servem de ponto de descanso dos aposentados e trabalhadores que aproveitam a sombra das árvores para “jogar conversa fora”.     http://maisalagoas.uol.com.br/mais.asp? id=centro”


“Subi a ladeia do Farol
fiquei no mirante a olhar
os raios dourados do sol
no azul imenso do mar,

Olhei a Cidade Sorriso
eu vi Maceió tão feliz
mostrando tanta riqueza
ao povo desse País
Eu vi eu vi eu vi eu vi!!!  (...)”



     Não pensem que é má vontade, pois amo a cidade em que vivo e trabalho, mas basta tentar dar uma volta por ela, basta um olhar por suas praças, ruas e avenidas, nesse começo de agosto para qualquer um, turista ou morador, se perguntar do que sorri Maceió.
     Ir a determinados locais da cidade virou atividade de risco. Uma das ações que realizo é visitar as escolas espalhadas pela cidade e fico indignada com tanto descaso.
    Imagino a CIDADE SORRINDO...
    Será que ri dos motoristas praguejando nas suas ruas esburacadas? Alguns buracos, pelo tempo que existem, devem ser de estimação...
    Será que ri das línguas negras de pura lama e esgoto escorrendo para o mar? Será que ri do Riacho Salgadinho e seus urubus de plantão a cada enchente?
    Será que ri da iluminação precária em diversos bairros?
    Será que ri de quem se atreve a ir ao centro da cidade à noite?
    Será que ri de quem se aventura a transitar depois das 17 horas pela Avenida General Hermes e tentar chegar a parte alta da cidade pelo bairro de Bebedouro, pegando a tradicional fila do congestionamento diário?
    Será que ri de quem precisa transitar no Dique Estrada?
    Será que ri de quem precisa de transporte urbano? De serviço publico que funcione?
    Será que ri das praças abandonadas, depredadas, servindo de acampamento de sem teto e sem terra, construindo ruas de lona, “casas de taipa” e até estrebaria?
    Será que ri de quem precisa usar as calçadas, tomadas pelo lixo, sem piso, sem acessibilidade, em muitas vias de vários bairros?
    Francamente, não sei do que sorri...
    Ah, certamente, Maceió, não ela, a cidade, mas seus governantes, riem à larga de nós, os que pagam em dia seus impostos para vê-la, de fato, sorrir...
     Penso seriamente no quanto é estranho, nesse começo de agosto, cantar a bela música do nosso saudoso amigo Edécio Lopes...


Vi tanta coisa boa
um mundão de lagoa
um barco a deslizar
 
Eu vi eu vi eu vi eu vi !!!
 
Trapichão enfeitado
CRB no gramado
Com CSA a jogar
 
Eu vi eu vi eu vi eu vi !!!
 
Jatiúca, Pajuçara
Ponta Verde jóia rara
Avenida Jaraguá
 
Eu vi eu vi eu vi eu vi !!!
 
Depois de ver coisas tantas
eu vi afinal de contas
que terra mais linda não há...
 
Cidade Sorriso  - Edécio Lopes
 
 
 


As fotos foram tiradas por mim, nas andanças...